O menino que se apaixonou pelo mar e fez do surfe sua profissão, hoje conquista o mundo com a coragem de enfrentar as famosas ondas gigantes de Nazar, em Portugal. Morador de Macaé, Guilherme Hilel relembra sua trajetória. “Meu primeiro contato com o surfe foi aos 5 anos na Praia do Pecado. Aos 10 anos, fui passar férias em Arraial do Cabo e ali comecei mesmo a surfar”, conta.
Aos 19 anos, ele participou do seu primeiro campeonato de Ondas Grandes em Niterói, o Itacoatiara Big Wave. Mesmo não saindo com pódio, foi ali que o surfista mostrou para o que veio. Hoje, com 23 anos, Guilherme Hilel já é destaque no meio do surfe sendo campeão brasileiro de Ondas Grandes em 2022 e conquistando o terceiro lugar no CB Surf Brasileiro de Ondas Grandes. “Conquistei o título de 2022/23 com uma onda surfada em Saquarema. Estávamos no meio da pandemia, então você surfava, filmava e mandava o vídeo para competir com os outros”, conta Guilherme.

A ascensão no mundo do surfe também teve seus desafios. Em 2022, fez sua primeira temporada em Nazaré (a temporada de ondas gigantes acontece de outubro a março no local), a praia portuguesa dona das maiores ondas do mundo. “Juntei dinheiro e fui para Nazaré, e foi uma temporada desafiadora. Nessa época, não tinha patrocinador, então eu não tinha equipe de segurança, com jet ski, nem roupa adequada para a temperatura de lá”, relembra o surfista, que já na sua segunda temporada em Nazaré 2023/2024, contou com patrocinador, segurança e ajuda.
Sobre o campeonato de 2024, Guilherme exalta poder participar e competir com ídolos que hoje viraram grandes amigos. “O Lucas Chumbo ganhou em primeiro lugar, o Marcos Monteiro em segundo e eu em terceiro, participar de um pódio com esses grandes atletas é espetacular”, fala.

Durante sua trajetória, Hilel recebeu o apoio e incentivo de pessoas importantes. “Gosto sempre de exaltar minha gratidão. Gente que acreditou em mim e me ensina muito até hoje. No começo de tudo, o Gabriel Sampaio, um ídolo pra mim, abriu sua casa e me acolheu em Itacoatiara. Ali pude me dedicar aos treinos e começar minha carreira no surfe. Em Nazaré, o Ian Cosenza abriu as portas de uma das maiores equipes de surfe de onda grande do mundo para mim. Além disso, meus empresários Iankel Noronha no surfe e Anderson Baumgartner Bartelt na moda, fizeram uma verdadeira revolução na minha carreira”, conta.
O surfe também abriu outros caminhos para o atleta, que começou a desfilar. “O Pedro Scooby me indicou para o mundo da moda e, hoje, eu trabalho com a maior agência de modelo do Brasil, a Way Model”, conta Guilherme, que já encarou o maior evento de moda do Brasil, desfilando no São Paulo Fashion Week para marcas como The Paradise, de Thomaz Azulay e Patrick Doering; Handred; Salinas e Dendezeiro. Atualmente, Guilherme é patrocinado pela Yuki Brand e Dylan Shapes.
