Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Cultura » Bike tour, em Macaé, é toda sexta

Bike tour, em Macaé, é toda sexta

sex, 10/04/2015 - 12:26 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Divulgação Pedal Noturno Cultural
ciclistas em MAcaé

Quem quer conhecer um pouco da história e da cultura de Macaé e gosta de se exercitar encontra no Pedal Noturno Cultural o programa perfeito. O Pedal Noturno Cultural é um passeio realizado toda sexta-feira a partir das 19h30, que tem como ponto de partida o Posto 1, na Praia dos Cavaleiros.

Os amigos Mauro Lamim e Alex Battisaco tiveram a iniciativa de criar o passeio com o intuito de levar as pessoas para conhecer pontos turísticos da cidade e divulgar a cultura da bicicleta. “Em várias cidades do mundo existe esse tipo de passeio conhecido como Bike Tour. Eu e o o Alex já fazíamos este percurso esporadicamente e resolvemos criar este pedal formalmente. Então testamos o percurso por várias vezes até achar o melhor roteiro, que fosse mais seguro e tranquilo para que qualquer pessoa pudesse participar”, fala Mauro.

mapa do pedal noturno cultural de macaéQualquer ciclista pode participar e basta apenas comparecer no local de encontro com 10 minutos de antecedência.  São 14,5 km de percurso e duração aproximada de 1h30. O roteiro prioriza os pontos turísticos onde existe estrutura cicloviária (ciclovia e ciclofaixa), mas, também há trechos onde sem malha cicloviária. O mapa do Pedal Noturno Cultural (veja imagem) inclui as orlas da Praia dos Cavaleiros, Praia do Pecado, Praia da Imbetiba, Praia Campista, Praia do Forte, Lagoa de Imboassica e o Corredor Cultural Benedicto Lacerda, onde fica o tradicional bar “Bico da Coruja”, reduto de samba e da tradição macaense do chorinho. “Na Rua Benedicto Lacerda, podemos observar o monumento em homenagem ao músico e diversas placas com trechos de músicas dele”, explica Mauro.

legenda

Além de turístico, o programa também é boa oportunidade de se socializar já que os participantes acabam confraternizando no final do passeio nos quiosques da Lagoa de Imboassica e interagem quando param nos pontos culturais para tirar fotos. Mauro conta que um casal que participou do passeio conheceu o Benedicto Lacerda, através do pedal. “Esse casal já morava em Macaé há um ano e nunca havia ido à Praia do Forte e nem tinham ouvido falar em Benedicto Lacerda e achou muito legal essa forma de conhecer um pouco mais a cidade”, conta Mauro.

Sobre a segurança no Pedal Noturno

Conforme explica Mauro Lamim, para o passeio ser bem aproveitado e realizado com segurança é preciso que os ciclistas tomem alguns cuidados como usar capacete e iluminação tipo pisca dianteiro e traseiro na bicicleta. Já para hidratar bem, uma garrafa de água é super bem-vinda.

Além dos equipamentos de segurança individual, a organização do Pedal conta sempre com no mínimo dois coordenadores que utilizam coletes refletivos, iluminação tipo pisca, lanterna tática e rádios walkie talkies para se comunicar e manter todos os ciclistas juntos.

Os interessados em saber mais sobre o Pedal Noturno Cultural pode solicitar participar do grupo no facebook Macahedebike. Nas outras página do facebook do Macaé Pedal (grupo fechado) e Mais Ciclovias também são divulgadas informações.

Comentários

Enviado por Fátima Viana em
Achei muito legal essa iniciativa, não sabia que existia essa programação, vou participar gosto muito de pedalar.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
9 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora