Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Oxigenoterapia

Oxigenoterapia

sex, 12/11/2021 - 13:35 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
Dr. Guto Fidalgo diz que o tratamento da osteonecrose é complexo e a hiperbólica pode ajudar bastante.

Edição nº 57/Outubro 2021

Texto: Tathiana Campolina

A oxigenoterapia hiperbárica é indicada para o tratamento das feridas mais difíceis de cicatrizar e também para auxiliar a cura de diversas patologias, entre elas, a osteonecrose dos maxilares.
De acordo com o médico hiperbarista da clínica O2HM, Dr. Cristiano Alonso, a hiperbárica é uma modalidade de tratamento em que o paciente entra em uma câmara que simula um mergulho. Esse ambiente proporciona um aumento de oxigênio no plasma sanguíneo e o corpo consegue levá-lo para locais em que normalmente ele não chegaria, possibilitando a cicatrização das lesões mais difíceis.
O cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Guto Fidalgo Daumas Moraes, diz que o tratamento da osteonecrose é complexo e desafiador e a oxigenoterapia entra como um adjuvante importante. “O tratamento varia conforme a extensão e gravidade da lesão. A higiene oral, antibioticoterapia, bochechos com clorexidina e adequação do meio bucal são fundamentais no início. Em casos mais graves, as osteotomias e remoção do tecido necrótico podem ser necessárias. Terapias auxiliares podem e devem ser utilizadas durante o tratamento, como laser de baixa intensidade, oxigenoterapia hiperbárica e uso de fatores de crescimento aplicados localmente”, afirma.
Ele explica que a osteonecrose dos maxilares é uma incapacidade de reparação e remodelação óssea frente a estímulos inflamatórios. “Seria uma espécie de não cicatrização óssea. O paciente é submetido a uma cirurgia oral e a ferida não cicatriza por semanas, podendo desenvolver infecção e necrose tecidual”, ressalta.
Guto frisa que a osteonecrose dos maxilares está relacionada, principalmente, a pacientes idosos, oncológicos, que foram submetidos a radioterapia e/ou fazem uso de medicações antirreabsortivas (Bifosfonatos e Denosumabes).
Dr. Cristiano Alonso informa que a oxigenoterapia também pode ser indicada para esses pacientes antes mesmo deles realizarem o procedimento odontológico. Ele aproveita para listar outros benefícios da câmara. “A hiperbárica entra para estimular o crescimento da matriz óssea, proporcionar maior vascularização da área, estimular a formação de novos vasos sanguíneos, atuando na causa da doença. Além disso, ela melhora o status imunológico, o processo anti-inflamatório e auxilia na absorção do antibiótico”, conclui.

OHM HIPERBÁRICA
Centro
Rua Dr. Júlio Olivier, 380 - Sala A

Imbetiba
Rua Dr. Bueno, 627
Tel. 22 2759-9082/99104-3406
E-mail: oxigenoterapia@yahoo.com.br

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora