Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Hiperbárica ganha espaço em casos de cirurgia plástica

Hiperbárica ganha espaço em casos de cirurgia plástica

qua, 28/10/2020 - 10:00 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
A Dra. Maria Luiza Neres indica a oxigenoterapia hiperbárica nas cirurgias plásticas, principalmente para grandes queimaduras de segundo e terceiro graus, com mais de 30% do corpo afetado.

Um tratamento complementar à cirurgia plástica vem ganhando espaço no Brasil e em Macaé. A indicação de sessões na câmara hiperbárica antes e depois das cirurgias tem gerado resultados bastante positivos na preparação e recuperação dos pacientes.
A cirurgiã plástica Dra. Maria Luiza Neres explica que os casos de queimaduras elétricas e térmicas e procedimentos reparadores com enxertos e retalhos são os casos com maior indicação para a oxigenoterapia hiperbárica. “Na cirurgia plástica, os casos mais recomendados para a hiperbárica são as grandes queimaduras de segundo e terceiro graus, com mais de 30% da superfície corporal acometida, ou com áreas nobres queimadas, como face, períneo, mãos e pés. Esse tratamento adjuvante traz benefícios como: redução do edema e da exsudação da lesão, melhora a perfusão e oxigenação, diminui a progressão da lesão térmica, o tempo de cicatrização e o índice de infecção da área queimada. Com isso, os pacientes tratados com a hiperbárica possuem um menor número de desbridamento cirúrgico, com menor tempo de internação e custo hospitalar, além de diminuir o desgaste do paciente e melhorar a integração do enxerto, quando necessário”, ressalta a médica.
O médico hiperbarista Frederico Matos explica que, nos casos de enxertos, a oxigenoterapia hiperbárica prepara o local para a cirurgia. “As sessões pré-cirúrgicas são importantes para deixar o local bem vascularizado para receber o tecido novo. Após a cirurgia, o paciente retorna às sessões, para auxiliar na cicatrização”, esclarece.
As sessões pré-cirúrgicas também são indicadas para pacientes tabagistas, para diferentes tipos de cirurgia plástica. “O tabagista tem lesões na microcirculação, que é fundamental para a cicatrização. Ao realizar as sessões antes da cirurgia, já preparamos o organismo para melhorar essa microcirculação do paciente”, explica o médico.
Nos casos de cirurgias estéticas, a hiperbárica também contribui muito para a cicatrização, principalmente nos casos de abdominoplastia e mamoplastia.

OHM HIPERBÁRICA
CENTRO
Rua Dr. Júlio Olivier, 380 - Sala A
IMBETIBA
Rua Dr. Bueno, 627
Tel. 22 2759-9082 / 99104-3406
E-mail: oxigenoterapia@yahoo.com.br

 

Texto Tathiana Campolina

Edição nº 53 - Setembro/2020

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
7 + 13 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.