Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Dra. Marlene Sessim

Dra. Marlene Sessim

qua, 02/02/2022 - 10:40 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
A Dermatologista Dra. Marlene Sessim destaca que devemos utilizar o protetor solar regularmente, no mínimo FPS 30, para combater a radiação ultravioleta.

Edição nº 58/Outubro 2021
Texto: Leila Pinho

Como parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, através do programa “Dezembro Laranja”, escolheu o último mês do ano para conscientizar a população sobre a prevenção desse tipo de câncer, que responde por 33% de todos os cânceres diagnosticados no Brasil.Conforme explica a dermatologista Dra. Marlene Sessim, o câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. “Entre os diferentes tipos de cânceres de pele, os mais comuns são o carcinoma basocelular e o espinocelular, já o mais raro e letal é o melanoma, o mais agressivo câncer de pele”, pontua.
O principal fator responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele vem do sol, com a radiação ultravioleta e, por isso mesmo, as principais formas de prevenção estão ligadas à proteção solar. A médica dermatologista ressalta ainda que a maior parte dos casos de cânceres de pele está associada à exposição solar inadequada e bronzeamento artificial, feito em câmaras de bronzeamento.

Medidas de prevenção mais comuns e outras que muitas pessoas não sabem

Entre as medidas de prevenção mais recomendadas estão o uso de roupas e acessórios com fator de proteção solar como: óculos de sol, chapéus, camisetas, entre outros. Evitar tomar sol entre 10h e 16h, e usar protetor solar regularmente com fator de proteção de, no mínimo, FPS 30 também são indicados.

A Dra. Marlene fala também sobre algumas outras indicações que são menos divulgadas como: ao se expor ao sol, preferir usar barracas de algodão ou lona porque são mais eficientes, pois absorvem 50% da radiação ultravioleta. As feitas de nylon, por exemplo, deixam 95% dos raios UV passarem. “Outro ponto importante é usar o protetor solar todo dia e não somente quando for à praia ou para a piscina. O recomendado é usar o protetor de manhã e reaplicar depois do almoço”, explica a dermatologista.Alguns sinais que podem indicar o câncer de pele são: pintas com bordas irregulares, lesões elevadas com crosta central e que sangra com facilidade, entre outros.Dra. Marlene aconselha consultas regulares com o dermatologista que, através de avaliação clínica, exame de dermatoscopia e biópsia, tem condições de dar um diagnóstico seguro positivo ou negativo para o câncer de pele.

Dra. Marlene Sessim
Av. Nossa Senhora da Glória, 1181 - Sala 607 - Praia Campista - Macaé/RJ
Telefones: 22 2142-3842 / 22 99799-6225
@dramarlenesessim  -  www.marlenesessim.com.br

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
11 + 6 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora