Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Revista » Fundação Esperança

Fundação Esperança

ter, 22/04/2014 - 09:29 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Foto Acervo da Fundação Esperança
casamento comunitário em macaé

Uma iniciativa que ajudou a mudar a realidade do Morro de Sant’Anna e de outras comunidades de Macaé, agora vive novo momento da sua história. A Fundação Educacional, Cultural de Radiodifusão Esperança, mais conhecida como Fundação Esperança, realiza trabalhos sociais em Macaé desde 2000. Por causa da falta de recurso, em 2013 a Fundação parou suas atividades e agora em 2014, volta totalmente reformulada. Segundo a coordenadora geral da entidade, Jane Mabe Mendonça, alguns projetos foram retomados, um novo projeto entrou em ação e o trabalho voluntário está sendo estimulado junto à população, para que a instituição consiga se sustentar, dando continuidade às suas ações.

jane mabe na fundação esperança macaéA Fundação Esperança é uma entidade filantrópica idealizada pela Igreja Batista Getsêmani e fundada pelo casal de pastores Nilson Barreto Mendonça e Jane Mabe Mendonça. A iniciativa já beneficiou muitas famílias com mais de 2 mil atendimentos realizados por meio de atividades extraescolares, aulas de corte e costura, orientação para gestantes, doação de cesta básica, aulas de dança, programa educacional de saúde bucal, casamento comunitário, etc. Ao longo dos anos, 10 projetos voltados para crianças, adolescentes, jovens e adultos foram mantidos pela Fundação.

“Depois de tanto tempo, estamos mais amadurecidos com relação às reais necessidades da comunidade. O terceiro setor tem uma importância muito grande porque ele nasce da relação com o cidadão. A gente chega muito perto da necessidade dessas pessoas e vê que elas precisam de auxílio, não só material. A solução não é só dar comida, as pessoas em área de risco social precisam de valorização, de oportunidade e de serem ouvidas”, diz Jane.
Para este ano, a previsão é de que cerca de 85 pessoas sejam atendidas em cinco projetos: Talita, Casamento Comunitário, Aulas de música, Oficina de Poesias e Grupo de Gestante. A Fundação foca os trabalhos nas comunidades dos bairros Aroeira, Morro de Sant’Anna, Morro de São Jorge, Malvinas, Novo Botafogo e Botafogo.

De acordo com Jane, o projeto Talita é a novidade para 2014. Meninas de 10 a 14 anos participarão de aulas de beleza e outras atividades que buscam resgatar a autoestima. O nome do projeto teve inspiração na passagem bíblica em que Jesus ressuscita uma menina de 12 anos chamada Talita. “Na Bíblia, Jesus fala — Talita. Levanta e anda. E o projeto visa ressuscitar essas meninas de forma simbólica, pois muitas estão em condição social de morte”, fala Jane.

A história começa no Morro de Sant'Anna

No final da década de 1980, os pastores Jane e Nilson atuavam na Igreja Batista do Morro de Sant’Anna, bairro que na época era extremamente carente em infraestrutura e serviços públicos. Eles perceberam que as crianças e adolescentes da comunidade necessitavam se envolver com atividades de ocupação cultural e educacional, como forma de afastá-los das drogas e da criminalidade. O objetivo do casal era ajudar a diminuir a desigualdade social tão presente na localidade. “A gente via que eles precisavam de uma ajuda diária e não só dominical (quando o culto é realizado). Nesses tempos, a comunidade não tinha escola, não tinha posto de saúde, não passava ônibus e as ruas eram de terra”, recorda Jane.

meninas dançando baléNos primeiros oito anos de existência, a Fundação se tornou uma referência para a comunidade porque oferecia atividades culturais, de formação humana, educacionais, gratuitamente, sempre acompanhadas de lanches e refeições. Jane relata que a instituição já chegou a atender 220 crianças. Ela se orgulha de ter saído do projeto de poesia da fundação um poema sobre a esperança que a emociona, até hoje. “(...) A esperança bateu em minha porta e eu não quis abrir, pensei que fosse a tristeza que vive a me perseguir. Bateu outra vez a esperança, e não mais insistiu. A esperança deixou um recado dizendo: sou a esperança e voltarei outra vez.” Os versos foram produzidos por Thiciane Silva, em 2004, que na época tinha 12 anos e venceu em 1º lugar o Festival Interno de Poesia, realizado pela entidade. As aulas de dança do projeto “Dançar é Viver”, ministradas de 2009 a 2012 com patrocínio da Petrobras, também marcaram a história da fundação. Meninos e meninas tinham aula de sapateado, jazz, dança de rua e balé.

Ao longo do tempo, a localidade foi recebendo melhorias como a instalação de escola em horário integral e de posto de saúde. Com a chegada dos serviços públicos, a fundação entendeu que havia cumprido sua missão com a comunidade e resolveu se mudar para a Aroeira, em 2009. A partir de então, a entidade passou a atender pessoas dos bairros da Aroeira, Botafogo e Malvinas em um prédio alugado. Atualmente, a unidade da Fundação Esperança também fica na Aroeira, porém em outro imóvel, cedido pela Igreja Batista Getsêmani.

Doações e ajuda

Pessoas e empresas podem ajudar a Fundação Esperança a continuar realizando esta bela ação social. A instituição aceita diversos tipos de donativos e trabalho voluntário de pessoas com disponibilidade de tempo, independente de credo. Atualmente, há necessidade de mobiliário adequado para cursos como mesas e cadeiras. Também são aceitas doações de alimentos para o lanche das crianças, como leite e biscoito. Itens do enxoval e de necessidade geral do recém-nascido que serão usados no projeto para gestantes, como mantas, mamadeiras, chupetas, macacões, etc. A entidade também está aberta a firmar parcerias e ser patrocinada por empresas privadas. Quem puder colaborar pode entrar em contato direto com a fundação por meio do telefone (22) 2759-0503 ou pelo e-mail fundacao_esperanca@hotmail.com.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
16 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora