Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Família Pimentel e o bolo de laranja

Família Pimentel e o bolo de laranja

sex, 19/06/2020 - 10:42 -- Alice Cordeiro
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
Bolo de laranja

Texto Alice Cordeiro

Edição nº 34/ Junho 2015

 

Da calçada já era possível sentir o cheiro de história que estava por vir. Arysa Pimentel recebeu a equipe da DiverCidades de portas abertas e uma mesa farta de lembranças. Apesar dela achar que ia passar “apenas” a receita de um tradicional bolo de família, presenteou a todos com um pouco da trajetória de uma ilustre personagem macaense.

Irmãos
Além dela, seus irmãos Arian e Amanda contaram os segredos por traz do famoso Bolo de Laranja que faz sucesso na família Pimentel desde a década de 1950, quando começou a ser feito pela sua mãe Ancyra Gonçalves Pimentel, reconhecida professora de matemática da cidade.
Nascida em 1906, Ancyra casou-se com Ary Luiz de Schueler Pimentel em 1932. Moraram por 14 anos em Barra do Sana onde tiveram seus cinco filhos: Naíra, Arian, Amanda, Arysa e Ary Luiz (já falecido). Em 1945, foram para São Paulo onde ficaram por 5 anos, até retornarem à Macaé. Por aqui, Ancyra deu aula em colégios como Mathias Neto e Luiz Reid até a década de 1960.

Dona Ancyra
Segundo suas filhas, Ancyra não costumava passar muito tempo na cozinha, mas em ocasiões especiais preparava o bolo preferido da família. “Mamãe gostava de dar aulas; de política e dos bailes da cidade. Ela não passava muito tempo na cozinha, mas esse bolo ela gostava de fazer”, conta Amanda. “Lembro-me dela batendo as claras e misturando o bolo para o casamento de um sobrinho do meu pai, Adir Schueler. Na época, os casamentos não eram tão requintados como os de hoje e era costume fazer um bolo simples, mas especial.Muitas vezes, esse era o escolhido”, lembra Arysa.

Família Pimentel
Se fosse viva, Ancyra teria 109 anos e uma família composta por 17 netos, 31 bisnetos e três tataranetos. Unidos, eles procuram se encontrar periodicamente, principalmente no sítio do seu Ary,em Barra do Sana, hoje mantido pelo filho Arian. Nessas ocasiões, o Bolo de Laranja é a atraçãoprincipal. “Toda vez que como esse bolo fico emocionado, pois me lembroda trajetória da nossa família atéos dias de hoje”, conta Arian, emocionado.
Diferente da maioria dos bolos de laranja, que levam apenas raspas e o suco da fruta, este leva os gomos em sua calda. Além disso, é bicolor, com uma parte de laranja e outra de chocolate.
Por ser diferente, este bolo sempre chamou a atenção de todos que comiam e, apesar de passarmos a receita, muitos não a acertavam. O pulo do gato está na calda, que deve estar quente para receber as claras em neve”, revela Arysa, dispensando a batedeira e transformando as claras em neve com um batedor manual.
Da receita original, as filhas da professora Ancyra acrescentaram mais ovo e manteiga. “Sentimos que isso o deixaria mais fofinho”, explica Amanda. Apesar de ser o queridinho da família, o quitute continua a ser feito apenas pelas irmãs Pimentel. “Nossas filhas sabem que gostamos de fazer a receita e deixam por nossa conta. Mas se precisar, elas também colocam a mão na massa”, finaliza Arysa.

Arysa Pimentel

 

bolo

 

Bolo de Laranja

Massa

Ingredientes
300 gramas de manteiga
3 xícaras de açúcar
6 gemas
3 claras em neve
5 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
Raspas de 5 laranjas (atenção para não ralar a parte branca)
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de fermento

 

Preparo
Bata em creme, o açúcar, a manteiga, as raspas das laranjas e as gemas.
A esse creme, junte as claras batidas em neve, a farinha de trigo e o fermento, acrescentando o leite aos poucos.
Com a massa pronta, separe metade em outra tigela. Em uma delas, coloque 2 colheres de chocolate em pó, misture bem.
Em uma forma untada e polvilhada com trigo, coloque partes da massa alternadas. Uma concha da parte clara e outra da parte escura. Faça isso com rapidez, para que uma cor não entre na outra, o que pode ocorrer.

 

recheio

Glacê para recheio e cobertura

Ingredientes

6 laranjas cortadas em pedaços, apenas os gomos, sem as partes brancas que cobrem os gomos (cortem como se fosse para uma feijoada)
3 xícaras de açúcar cristal
3 colheres de chocolate em pó
2 claras em neve

Preparo
Cozinhe as laranjas com o açúcar e o chocolate em fogo baixo. Esse processo dura entre 2 a 3 horas, dependendo do fogão. Quando engrossar e soltar da panela junte as claras em neve, com a calda ainda quente, mas com o fogo desligado.
Corte a massa ao meio e recheie com a metade do glacê. A outra metade será a cobertura do bolo.

fatia do bolo

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.