Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Entrevista » Thais Pessanha, alma de passarinho

Thais Pessanha, alma de passarinho

seg, 31/01/2022 - 11:25 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo Pessoal
Apaixonada por esportes, Thais já praticou de skate a remo.

Edição nº 58/Outubro 2021
Texto: Leila Pinho

O que faz uma alma de passarinho em um corpo de ossos frágeis? Segue seu instinto e, voa! Experimenta a liberdade e a potência do ser, nas mais diversas formas de vida. É mais ou menos assim que ensina a trajetória da macaense Thais Pessanha, de 39 anos. E que, agora, inspira mais pessoas através do seu recente livro lançado, o “Sobre Rodas – Um Espírito Em Movimento”.
Para quem a conhece, são muitas as referências que ajudam a contar um pouco do que ela é. Thais skatista, viajante, que trabalha duro na Petrobras, empreendedora, vencedora do Prêmio Shell Iniciativa Empreendedora de 2017, remadora, condutora da Tocha Olímpica e Paralímpica Rio 2016, leitora, Thais da Pestalozzi (ONG onde ela foi vice-presidente), Thais dos ossos de vidro, e tantas outras versões.
Ela reconhece a Osteogenese Imperfeita Congênita (uma doença rara e grave chamada, popularmente, de doença dos ossos de vidro) como parte do que ela é, mas não se limita a isso. Bem humorada, Thais fala sobre o seu modo de ver a vida. “Tenho uma doença grave. Vai adiantar chorar? Vai diminuir a dor? Eu acho que a gente precisa fazer escolhas. Ou você escolhe ver o copo meio cheio ou meio vazio”, fala.
Essa perspectiva positiva também está presente no livro “Sobre Rodas – Um Espírito Em Movimento”, que ela lançou em setembro deste ano e está concorrendo ao prêmio Kindle de Literatura.

Representatividade
“Sobre Rodas” é um romance que conta a história de Olímpia, uma menina que tem a doença dos ossos de vidro (cadeirante) com um grande sonho, o de participar das Olimpíadas como condutora da bandeira da delegação brasileira. Permeado pela filosofia e valores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a protagonista do livro vive uma busca de amor ao esporte, com muita superação. 
Eu cresci sem ver representatividade. Não existia boneca com deficiência e eu não via representatividade em nada. Isso sempre me incomodou. O “Sobre Rodas” veio para trazer representatividade. Eu acho extremamente importante as livrarias terem setores para autores negros, feministas, e eu sinto falta de uma 3ª ou 4ª sessão para os PCDs (pessoas com deficiência)”, ressalta Thais.
O livro “Sobre Rodas – Um Espírito Em Movimento” está disponível em e-book no site da Amazon e, impresso, nos sites da Amazon, Americanas, Submarino, Estante Virtual e Clube dos Autores.  

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 6 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora