Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Comportamento » Projeto Luz Verdadeira

Projeto Luz Verdadeira

seg, 10/02/2020 - 11:01 -- Renatta Viana
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
grupo de ação social

Crianças, jovens e adultos de Macaé têm acesso a aulas de Jiu-Jítsu, Judô e Karatê através do Projeto Luz Verdadeira. Um projeto social de iniciativa da Loja Maçônica Lacerda Agostinho, n° 3769. O objetivo principal é promover a inclusão social entre pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental: autismo, síndrome de down, surdez, cegueira, amputação de membro ou outras limitações, por meio das artes marciais.
 

O projeto começou a ser idealizado em outubro do ano passado e, em março deste ano, saiu do papel. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, de 11h30 às 13h, no Centro de Treinamento (CT Macaé), que fica na Rua Barão de Mauá, nº 80, no Centro. São 30 alunos em atividade e agora mais 30 vagas serão abertas, graças à doação de material feita pelos funcionários da rede bancária Santander, de Macaé.
Dois dos integrantes do projeto, João Lemos e Herman Oertel, explicaram que as aulas são gratuitas, com instrutores graduados e há uma equipe disciplinar com psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, que dispõem de atendimento e assistência necessária. “O intuito é permitir o convívio de pessoas com ou sem deficiência, mostrando à sociedade que é possível superar barreiras em seus cotidianos, e que colaborando uns com os outros, a superação de suas limitações se torna mais fácil”, fala João.

As aulas são ministradas pelos instrutores Ricardo Teixeira, João Lemos, Alberto Junior, Roberto Muller e Leandro Alvitos, que desenvolvem com os alunos uma metodologia que complementa os trabalhos fisioterápicos tradicionais, estimulando a confiança e disciplina. Atualmente, existe o apoio de algumas instituições e colaboradores para tocar o projeto mas, ainda assim, há espaço e necessidade de mais voluntários. Para ajudar, basta ir ao CT num dia de aula ou entrar em contato pelas redes sociais: @projetoluzverdadeira.

grupo de ação socialEngajamento
O instrutor da iniciativa, João Lemos, esteve na ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) para apresentar o Projeto ao Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, o deputado estadual Gil Viana, que demonstrou interesse em expandir o formato do projeto. Além disso, o grupo participou de uma palestra sobre o Autismo em Campos e se reuniu com a Comissão Municipal em Defesa das Pessoas com Deficiência para avaliar estratégias e mais ações. O objetivo desses encontros é trocar informações com os poderes públicos regionais e locais, buscando melhorias para as pessoas com deficiência. Em Macaé, há apoio, interesse e participação da MOPAM (Motivados pelo Autismo Macaé), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outras instituições.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora