Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Comportamento » Empresários e influenciadores digitais

Empresários e influenciadores digitais

sex, 03/12/2021 - 20:46 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
Éric Golosov Cure é neurologista e, por indicação da agência de marketing, criou uma conta no Instagram e começou a gravar vídeos e fazer lives para divulgar conteúdo úteis na área de saúde

Edição nº 57/Outubro 2021

Texto: Mariana Muller

A pandemia mudou a realidade e a forma das pessoas interagirem e de consumir no mundo digital em todo o planeta, o que acabou sendo incorporado aos nossos hábitos de vida, mesmo depois do fim da quarentena e da reabertura do comércio e dos serviços.
Dentro desse cenário, vários empreendedores também tiveram que se reinventar e decidiram investir nas redes sociais e plataformas de vídeo para alavancar seus negócios e conquistar mais clientes. Uma pesquisa do Sebrae mostra que 67% dos pequenos empresários apostam nas vendas por meio de redes sociais, aplicativos ou sites.
Em Macaé, não foi diferente. Andrezza Ferraz, Eric Golosov e Rouan Vaz deixaram a timidez de lado e colocaram, literalmente, a “cara” nas redes sociais para promover suas marcas e alavancar os negócios no mundo digital, levando conteúdo sobre suas áreas de uma forma leve e descontraída.
Tive que vencer minha timidez, mas com o incentivo dos meus clientes, fui aderindo minha imagem à marca. E, com o tempo, minha aparição no Instagram foi se tornando mais fácil e natural para mim”, declara a empresária Andrezza Ferraz, comerciante há mais de 30 anos em Macaé e proprietária das lojas Immense Store.Depois de um longo período com suas lojas fechadas, a empresária do ramo da moda adotou o delivery de vendas e começou a gravar vídeos como ferramenta de relacionamento com os clientes. A iniciativa deu tão certo, que mesmo depois da reabertura das lojas, ela continua gravando seus vídeos e postando mais conteúdo nas redes sociais. E, agora, já atua até na plataforma TikTok.
Fui muito bem recebida na casa dos meus clientes. E a troca com eles também aumentou muito”, reforça. Repaginada pelo uso da tecnologia, Andrezza dá a dica: não se preocupe em reverter posts em vendas e, sim, use a seu favor a humanização do marketing digital.
A estratégia de troca mais próxima com os clientes também foi fundamental para o médico Éric Golosov Cure, de 36 anos, acelerar seus negócios. Nascido e criado em Macaé, o neurologista foi na contramão do momento delicado de instabilidade econômica. Expandiu o espaço de sua clínica, a ITC Vertebral, e contratou o suporte de uma empresa especializada em marketing digital, que o orientou a abrir uma conta comercial no Instagram, onde promove enquetes sobre sua especialidade médica para trazer conteúdos relevantes em suas lives ou entrevistas. “Com a pandemia, aumentaram também as doenças da alma. As pessoas estão precisando de cuidado e atenção. Como médico, sinto que tenho essa missão de acolher, de ajudar meu paciente. E, para isso, estou sempre investindo em tecnologia, estrutura e bons profissionais para um atendimento humanizado”, afirma.
O mesmo otimismo abarca o corretor de compra e venda de imóveis e construção, Rouan Vaz, que buscou inovar na forma de apresentação do setor imobiliário de Macaé. Em dezembro do ano passado, ao invés do pessimismo da queda de vendas no mercado, ele trouxe soluções criativas e bem-humoradas para sua rotina.Em pleno vulcão das incertezas da pandemia, resolveu mudar, apostar no meio digital, com novas formas irreverentes de abordar a rotina do seu trabalho. “Percebi que o meu cliente quer mais facilidades, mais apresentações sem precisar sair de casa. Logo no segundo post, fechei uma ótima venda e pude constatar que o investimento nas redes sociais faz diferença”. Hoje, o trabalho dele aumentou não só nas vendas, mas no fluxo constante de produção de vídeos, que além de apresentar os imóveis para venda, de forma irreverente, também leva conteúdo específico e relevante sobre o processo de compra e venda de imóveis.
Essa rotina de roteirização, gravação e edição dos vídeos não é tarefa fácil, mas empresários e profissionais liberais podem recorrer a empresas especializadas na mentoria, produção e edição de vídeos com conteúdo inovador, como a da jornalista Leila Pinho. Antenada, desde 2017, ela que já trabalhava com marketing digital, alavancou seu negócio no momento mais improvável da humanidade, apostando na dinâmica dos vídeos para os smartphones.
Eu me encantei com a conexão diferenciada que os vídeos podem trazer para potencializar os negócios.  Em 2019, foquei na produção de vídeos, simplificando todo o processo para meus clientes”, revela Leila, jornalista há 12 anos e que já foi editora da revista DiverCidades.
As dicas preciosas de Leila também contribuem para dar aquele chega para lá no “medinho” de dar cara na hora de fazer um vídeo. O fator timidez, para a jornalista, pode e deve ser superado: “A vergonha é uma questão muito forte para quem ainda não grava, mas a gente só supera quando entra em ação”, afirma.
Segundo ela, é preciso ter confiança e coerência, sempre buscando entender mais sobre sua audiência. “Não existe credibilidade sem coerência. Uma pessoa se torna interessante para a outra quando o interesse também é dela pelo assunto. Eu penso no vídeo como uma ponte para ligar as pessoas. É um formato acessível e o modo mais orgânico das pessoas compreenderem o conteúdo”, incentiva.
Ela conta que os vídeos estão em ascendência muito expressiva nas plataformas digitais, da linguagem divertida do Tik Tok às modificações na plataforma do Instagram, além do estável crescimento do Youtube. “O vídeo ganhou destaque, porque revela a realidade de modo mais próximo, assim como a vida que está em movimento”, aponta Leila, que já faz mentorias para vários perfis de empreendedores, como comerciantes, médicos, arquitetos, dentistas, diretores de escola e outros.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 6 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora