Notícias e Variedades de Macaé
Início » Sua casa » Decoração e construção » Estilo e aconchego com os pés na areia

Estilo e aconchego com os pés na areia

seg, 27/07/2020 - 13:04 -- Fernanda Pinheiro
Créditos: 
Foto Dante Bellutti
casa de praia

Texto Fernanda Pinheiro

Edição nº 32/Dezembro 2014

Casa de praia lembra descanso, descontração, aconchego e paz. Por conta dessas lembranças imediatas, decorar uma casa de praia é uma tarefa gostosa, principalmente porque é nela que você e sua família irão passar momentos de lazer. Ao escolher que estilo seguir quando for reformar ou apenas repaginar a decoração de sua casa de veraneio, é preciso ter o cuidado de escolher objetos, materiais e cores que transmitam exatamente essas sensações. Seriedade e compromisso da cidade não combinam com esse ambiente, isso é fato. Já a praticidade de um tecido impermeável ou de um piso mais rústico em pedra tem tudo a ver, até porque seus filhos irão entrar correndo pela sala com os pés sujos de areia e sentar, despretensiosamente, no seu sofá, e não vale a pena se descabelar de frente para o mar.
Para agregar frescor ao ambiente, cores claras nas paredes como verde claro e azul esverdeado podem ser combinados com tons neutros ou amadeirados. Mas, caso deseje projetar algo de alegre, cores pulsantes como uva, violeta e suaves tons de amarelo em algumas paredes ou objetos também estão em alta.
Entre as tendências de 2014, os especialistas mandam esquecer uma casa com decoração certinha, projetada nos mínimos detalhes. Versatilidade é a palavra da vez: aproveite o que você já tem para realizar pequenas mudanças. Para obter o máximo de conforto, opte por criar ambientes serenos.

Casa de praia

Para aqueles inseguros, com medo de errar na mão, é válido optar por uma decoração clássica. Os móveis aparecem em tons mais claros, pouco impactantes, de dimensões mais ajustadas ao tamanho do ambiente – prezando pelo conforto e pela estética. A decoração deve ser pensada de uma forma que alinhe o gosto do proprietário a uma história de vida, uma experiência, à personalidade de quem ocupa aquele ambiente. Por isso, tente não criar um ambiente "da moda", mas sim um que gere conforto e 

bem-estar. Se você tem talento para trabalhos manuais ou conhece um amigo artesão, vale aí a reciclagem de móveis de família ou adquiridos em brechós. Num tempo em que tudo se assemelha, ter um diferencial de bom gosto dentro de casa pode ser um grande ganho.

Casa de praia

A pior coisa que tem é entrar na casa de alguém e se sentir em uma vitrine de loja de decoração, com objetos e cores que não te passam nada. Por isso, ao começar com o processo de decorar a minha casa daqui de Búzios, tive o cuidado de criar um ambiente para me encontrar!”, explica Giovanne Fin.

casa de praia

O Empresário do ramo de construção civil veio do Espírito Santo com a família há 18 anos e se apaixonou por Macaé. Por conta de seu trabalho, mora em um apartamento no bairro Parque Valentina Miranda. Apesar de ter 120 metros quadrados bem divididos em três quartos, cozinha sala e varanda, 

Giovanne se sente prisioneiro. “Aqui no bairro existem muitas obras, isso me incomoda muito”, continua.

Para reencontrar o prazer do bem-estar que uma boa casa proporciona, Giovanne comprou, em 2009, uma residência na cidade de Armação de Búzios, RJ. “Queria uma casa com a minha cara, bem personalizada mesmo. Então optei por habitá-la antes de reformar. Fiquei cerca de dois anos observando cada detalhe dos cômodos, percebendo o que não gostava e o que gostava”, complementa.

casa de praia

Quando decidiu reformar, chamou o amigo e arquiteto Marcelo Machado. Especializado em design de interiores pela Bauder College, em Atlanta, EUA, o arquiteto observou a escala e proporção de toda a área construída para criar o projeto de Giovanne. “Tenho um pouco de psicólogo dentro de mim. Sempre quando algum cliente me procura para reformar e decorar um ambiente, primeiro tento minimizar a ansiedade que as pessoas costumam ter de entrar na casa e já querer colocar tudo abaixo, mudar tudo, sem conhecer e entender primeiro como a casa funciona. Nesse projeto do Giovanne, nós dois juntos sentimos o ambiente para aproveitar o máximo dele."

Casa de praia

E assim foi. Marcelo colocou portas e janelões de vidro para aumentar a circulação de ar e dar a impressão de maior profundidade. Criou um belo jardim de inverno, e usou uma cor vibrante na parede de fundo, atrás de belos vasos de plantas. Na cozinha, o arquiteto optou por criar um ambiente integrado, e trocou a parede por uma bancada de silestone vermelho, um mármore industrial. Como o telhado conta com um pé direito bem alto, optou por usar telhas brancas e deixá-las aparentes. Nas paredes, todas brancas, foi utilizada a textura especial que deu um efeito ondulado. A iluminação é um capítulo à parte. Usando muitas lâmpadas de LED, Marcelo criou vários ambientes por meio de diversos nichos de luz.

casa de praia

A decoração da casa de Giovanne inspira arte. Nas paredes, a arte Naif de Emerenice Tamanini, uma obra abstrata do macaense Jojó e uma bela fotografia de sua autoria. Suas mesas e cadeiras são assinadas pela Latoog design, com acabamentos que lembram o calçadão de Ipanema e Copacabana, além de serem revestidas com tecido impermeável. Na sala, nada de TV. O que tem em abundância são livros, muitos livros. Matisse, Andy Warhol e Kandinsky não saem de sua mesa de centro. Para completar o projeto, lindas plantas cedem frescor ao espaço. “Tenho uma imensa palmeira mexicana chamada Pata de Elefante, um Lírio da Paz gigante e duas árvores da felicidade, que não podem faltar!”, brinca Giovanne.

casa de praia

Objetos naturais e artesanais são grandes apostas de acessórios de decoração para praia, pois traduzem a identidade brasileira e estão em alta. Para os mais ousados, materiais reaproveitáveis e  fibras são ótimas pedidas! Use objetos decorados com peixes, redes, barcos, conchas, tapetes leves e bem coloridos. É divertido usar elementos resgatados do mar para decorar estantes e mesas. Mas lembre-se de dosar os itens para que o ambiente não fique exagerado.

casa de praia

Foi exatamente desta maneira que Sylvinho Mussi  e Fabiana Quintella Mussi Lopes pensaram ao começar a decorar a casa de praia da família. Cada peça encontrada na sala tem uma história e foi adquirida de algum artesão da região, como as luminárias de bambu vindas de Rio das Ostras e os barcos de pesca em miniatura expostos nos quartos e no teto da ampla sala de estar. A casa, em Búzios, foi construída em 2002 e projetada pelo arquiteto João Uchôa, responsável por alguns projetos famosos como a antiga boate e bar Guapo Loco, no Rio de Janeiro.

casa de praia

Com 200 metros quadrados e quatro suítes, a construção já apareceu em algumas revistas famosas de decoração e arquitetura. Ela tem suas paredes pintadas de cores vibrantes e segue a linha de arquitetura mexicana e mediterrânea, sem quinas entre as paredes. Com estilo rústico, o piso é de pedra de são Tomé, piso hidráulico e cimento queimado. Já o telhado é todo de piaçava. “Essa casa respira alegria. Sempre estamos todos juntos aqui, nossa família é bem grande. Quando meus sogros começaram a construí-la, pedimos ao arquiteto que ela transmitisse essa vibração, animação que temos quando estamos todos reunidos. Acho que, por ser nosso amigo, o João captou direitinho!”, comenta Fabiana.

casa de praia

O projeto, inteligente e sustentável, preservou todas as árvores nativas do terreno, e acabou por agregar maior valor e movimento ao espaço. A família aproveitou móveis de brechós, com tecido impermeável e estilos distintos, o que acabou fornecendo ainda mais descontração. Para as quatro crianças da família, esse detalhe faz toda a diferença, já que não precisam se preocupar caso cheguem da praia e sentem molhadas no sofá!

A empresária Adriana Fragoso, proprietária da loja de decoração Mercado Brasil, foi enfática ao afirmar que a decoração externa das casas de praia está passando por uma reformulação.
Hoje em dia as pessoas não procuram mais por espreguiçadeiras e mesas com cadeiras de piscina. Este ambiente está sendo usado com mais inteligência, para uso de toda a família e amigos. Vendo móveis para o espaço gourmet da casa, ou espaço zen, com futons de aquablock, luminárias indianas e marroquinas, bancadas altas, poltronas e jogos de bancos. Alguns continuam no estilo clássico, como azul e branco, mas vejo os macaenses aderindo ao floral com fundo azul, cores mais despojadas como o verão brasileiro mesmo”, explica.

casa de praia
Adriana completa que móveis de madeira de demolição não são próprios para ambiente completamente externo, pois acabam estragando. “O ideal são aqueles feitos com eucalipto tratado, cuja produção é própria para agüentar o clima”.

A professora Andressa Barbosa Freitas Gonçalves e seu marido, o comerciante Aluisio Gonçalves, compraram uma casa em Búzios no ano passado. “Meus filhos – Letícia . com 16 anos, Geraldo, 14 e Gabriel, com 11 anos – cobravam da gente um refúgio aos finais de semana. E a casa de praia veio para isso,  serve para recarregar as energias. Sem horários, regras...Lá nós recebemos amigos e aproveitamos melhor o tempo junto de quem amamos”, comenta.

casa de praia

A família, que mora em uma casa na Riviera Fluminense, Macaé, resolveu reformar a casa de Búzios, que fica na praia de Geribá e tem cerca de 230 metros quadrados. Para isso, contrataram o arquiteto Pedro Barbosa, que criou um projeto com estilo mais praiano.
A decoração de nossa casa em Macaé segue um estilo clean, que eu posso mexer com um simples toque. Já a de Búzios, não tem muito luxo e é bem aproveitada, sem a preocupação da entrada de areia e água. Vou usar algumas cores suaves nos móveis para combinar com o local, vou usar bastante vidro para aproveitar a luz externa, mas sempre com uma simplicidade puxando para o requinte. O importante é a casa ter a nossa cara!”, completa Andressa.

 

Cuidado com a maresia

Quem está perto do mar tem uma preocupação constante: corrosão criada pelo sal da chamada maresia. Por conta disso, arquitetos aconselham a utilizar vidros e madeira nos projetos e nos móveis. As aberturas também devem ser de madeira ou alumínio para evitar o desgaste. Quanto mais for evitado moveis e utensílios de ferro ou metal, mais duráveis eles serão.

Escolha do revestimento

Dê preferência a tecidos náuticos e fibras sintéticas no revestimento dos estofados. Assim, acaba com a preocupação de molhar o sofá, por exemplo. Os pisos devem ser de fácil manutenção e que não risquem com tanta facilidade em contato com a areia, como o porcelanato acetinado, sugerido pelo arquiteto Marcelo Machado, ou até o cimento queimado, caso siga a tendência mais rústica.


Dicas de decoração:

  • Coloque cortinas de bambu nas portas, pois elas protegem a entrada de insetos na casa e dão um charme especial;
  • Deixe os acessórios com jeito de praia, use objetos decorativos artesanais feitos com as conchas do mar;
  • Coloque redes nas varandas, elas são excelentes para um bom descanso;
  • Compre estofados em tecido impermeável, como aquablock, vulcoro ou napa. Além de tudo,   são mais higiênicos e fáceis de limpar;
  • Use móveis que acompanhem o estilo escolhido por você;
  • Pinte as paredes com cores agradáveis, mas que estejam de acordo com a sua preferência e que estejam combinando;
  • Coloque tapetes feitos de fibras e cestos e para completar a atmosfera e deixar o clima ainda mais relaxante.

Outras tendências interessantes

1. Transparência: assim como na moda, a transparência também está em alta para os móveis. Estantes, mesas e prateleiras com detalhes em vidro ou acrílico são ótimas escolhas. Para ambientes pequenos, elas dão a impressão de amplitude.
2. Mescla: juntar o rústico ao moderno também é uma opção certeira. Itens de madeira e ferro com design ousado arrancam suspiros.
3. Poltronas clássicas estão em alta; elas dão um toque de bom gosto à decoração.
4. O preto e o branco seguem pelas passarelas e vão parar direto na sua sala: a combinação das cores com padrões, como listras ou bolinhas, dão um visual retrô.
5. A maior tendência – para 2014 e além – é escolher aquilo que cabe no seu bolso e que tem a ver com você e sua família.

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
14 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.