A osteomielite é uma infecção óssea grave que acomete principalmente crianças e adolescentes. O tratamento da doença costuma ser intenso: de quatro a seis semanas nos casos agudos, e podendo durar meses nos crônicos. O ortopedista e cirurgião da mão, Dr. Carlos Alexandre Azevedo, explica que o tratamento da patologia exige uma abordagem multidisciplinar.
“Os principais pilares são: Antibioticoterapia direcionada; controle do foco infeccioso – muitas vezes com drenagem cirúrgica com remoção de tecido necrosado e oxigenoterapia hiperbárica, que tem um papel importante”, destaca.
A infectologista, mestre pela UFRJ, Dra. Michelle Pessanha Pinto Azevedo, frisa os benefícios da oxigenoterapia. “Ela consiste em submeter o paciente a altas pressões de oxigênio em uma câmara especial, aumentando a oxigenação dos tecidos profundos. Isso favorece a cicatrização e regeneração óssea, reduz a proliferação bacteriana e melhora a resposta dos antibióticos”, conta.

Dra. Michelle ressalta que os pacientes tratados com a câmara hiperbárica tendem a apresentar cicatrização mais rápida das feridas, melhor controle da infecção, principalmente em casos crônicos ou com pouca vascularização, e menor necessidade de novas cirurgias.
O ortopedista esclarece que a osteomielite pode ser transmitida de três formas: Via hematogênica – o germe chega ao osso pela corrente sanguínea. Por contiguidade: quando uma infecção próxima ao osso se dissemina para o tecido ósseo. Por inoculação direta: ocorre após fraturas expostas, cirurgias ortopédicas, traumas perfurantes ou ferimentos contaminados.
“Nas crianças e adolescentes, o sistema esquelético está em pleno crescimento, com vasos sanguíneos mais abundantes e ativos nas regiões chamadas metáfises dos ossos longos. Essas áreas ricamente vascularizadas favorecem a chegada de bactérias pelo sangue, tornando a osteomielite mais comum nessa faixa etária”, conclui Dr. Carlos Alexandre.
OHM
UNIDADE I
Rua Dr. João Cupertino, 391 – Hospital São João Batista Sl A
Centro – Macaé/RJ
UNIDADE II
Rua Dr. Bueno, 627 – Imbetiba – Macaé/RJ
E-mail: oxigenioterapia@yahoo.com.br
Instagram: @hiperbaricamacae
Tel. 22 2759-9082 / 22 99104-3406 / 22 2142-5557