
O laboratório passa todos os anos por rigorosa auditoria externa do Sistema Nacional de Acreditação do Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade (DICQ). (Foto Alle Tavares)
O organismo feminino é regulado por hormônios que ditam a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida da mulher. E, por muitas vezes, as oscilações físicas e emocionais delas podem ter explicações mais complexas que as convenções que colocam esses comportamentos como típicos do gênero.

“Os hormônios são como os ‘maestros’ que regulam tudo: humor, energia, ciclo menstrual, metabolismo, sono, libido… Então, mesmo sem sintomas aparentes, é superimportante fazer um check-up para garantir que tudo esteja funcionando direito”, explica a endocrinologista Carolina Tapias.
Alguns dos sinais que podem indicar desequilíbrios são irregularidades menstruais, acne excessiva e crescimento de pelos na adolescência; dificuldades para engravidar, alterações no ciclo menstrual ou sintomas de síndrome dos ovários policísticos (SOP) na fase adulta, e ondas de calor, insônia e mudanças de humor na menopausa.
“Algumas situações são mais simples, como ajustar a dosagem de um hormônio ou mudar o anticoncepcional. Outras podem exigir detalhamento, com exames periódicos e a ajuda de outros especialistas. Com acompanhamento médico, diagnósticos precisos e um estilo de vida saudável, dá para manter tudo nos eixos”, complementa Dra. Carolina.

A importância do diagnóstico
Para o devido diagnóstico, é indispensável escolher um laboratório especializado e confiável. E o Hemolabes passa todos os anos por rigorosa auditoria externa do Sistema Nacional de Acreditação do Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade – DICQ, o que atesta a segurança em seus processos de análises laboratoriais e gestão da qualidade.
“Somos acreditados pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e realizamos 95% dos exames aqui, o que garante, além de melhor controle sobre as amostras desde a coleta, maior agilidade e rapidez na entrega dos resultados. Para nós, a qualidade está em primeiro lugar”, diz o diretor Yan Andrade.
A diretora Ulli Alonso lembra que a oferta de exames laboratoriais deve aliar tecnologia avançada, equipe qualificada e, claro, atendimento humanizado: “Nos preocupamos com um atendimento personalizado, em que estamos em contato direto com o paciente e o médico para um alinhamento dentro do que entendemos ser o adequado para auxiliar no diagnóstico”, enfatiza.
Com disponibilidade de pré-cadastro pelo site (Matriz e Cavaleiros) e de coleta domiciliar, no Hemolabes os atendimentos podem ser realizados sem grandes burocracias: “Realizo exames no Hemolabes há mais de 10 anos e sempre fui muito bem atendida”, elogia a psicóloga Renata Thomaz.
A fisioterapeuta Karla Duarte complementa: “Sou cliente há 13 anos, a entrega dos exames sempre acontece antes do prazo e a qualidade do diagnóstico é muito segura”, pontua.

Atividades físicas como aliadas
Com um diagnóstico médico definido, a prática regular de atividades físicas também é uma grande aliada das mulheres, como explica o nutrólogo Márcio Schueler, proprietário do Instituto Seven, parceiro do Laboratório Hemolabes.
“Com os hormônios em harmonia, o corpo da mulher funciona de maneira equilibrada e eficiente. Mas fatores como sedentarismo, alimentação irregular, estresse, ansiedade e depressão podem contribuir para o desequilíbrio.
Porém, a pressão pela estética e desempenho merece atenção, já que o emagrecimento radical e os treinos em excesso, além de uma incorreta reposição de hormônios e uso de suplementos e off label (medicamentos sem prescrição e análise de exames), podem ter impactos no organismo.
Vem crescendo a procura pela reposição visando à estética e o desempenho esportivo, mas cada detalhe de uma alteração hormonal e suas consequências precisam ser observados, pois os benefícios são mostrados, principalmente, nas redes sociais, porém os efeitos colaterais não”, finaliza Dr. Márcio.


HEMOLABES LABORATÓRIOS
Matriz: Rua Conde de Araruama, n° 365 – Centro – Macaé/RJ
Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 06h30 às 17h.
Telefones: 22 2762-5213 / 22 2759-5282 / 22 2759-5283
WhatsApp: 22 98851-7091
Instagram: @lab.hemolabes