Uma edição especial para iniciar o ano uma bela homenagem a todas as mulheres e mães
Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. É verdade! Para nós, da DiverCidades, mais especificamente no final de abril, quando lançamos a primeira edição do ano, preparada com conteúdos voltados para as mulheres e mães, trazendo informações relevantes para nossos leitores, que são 70% mulheres.
Para ilustrar nossa capa, trouxemos um assunto que deixou de ser tabu e ganhou destaque nos jornais, revistas e principalmente na web, a menopausa. Cada vez mais mulheres estão abordando e compartilhando suas experiências nessa fase, que normalmente gera desconforto e mudanças significativas em suas vidas. A diferença é que, agora, elas estão encarando o processo com mais informação e naturalidade, com o apoio do avanço tecnológico da medicina, como a terapia hormonal e outros tratamentos que fazem com que elas consigam passar por essa fase com mais qualidade de vida.
Outro tema abordado é o empreendedorismo feminino, que deu um salto durante a pandemia e tem crescido a cada ano. Fizemos uma pesquisa e achamos algumas mulheres de Macaé que foram pioneiras em abrir e gerir seus negócios há mais de 40 anos, bem antes do termo empreendedorismo ganhar destaque. Ouvimos suas histórias de sucesso e experiências para compartilhar com as novas gerações de mulheres que desejam empreender. Aproveitamos para lançar o Projeto de Marketing DVCD “Mulheres Empreendedoras”, com 9 mulheres, de diferentes segmentos, que apresentaram suas trajetórias nos negócios, suas vivências e desafios nas dificuldades para conseguirem vencer e prosperar. Para as mães, abordamos um tema que sempre gera temor em todas as gestantes, o parto prematuro, que pode ser um problema para as futuras mães e bebês, caso a gestação não seja acompanhada por um profissional da saúde, com um pré-natal rigoroso.
rincipalmente, se a mulher já possuir algumas doenças pré-existentes, que podem levar risco à gestação, como: diabetes, hipertensão, entre outras. Ouvimos uma ginecologista obstetra sobre esses riscos e cuidados que se deve ter, e também pediatras especialistas sobre os recursos tecnológicos para aumentar a chance de vida dos bebês prematuros nas UTIs Neonatal. Ainda sobre as mães, na seção “Gente Que Faz” apresentamos a Associação Maria Visita Isabel, que completa 18 anos mudando histórias de vida de futuras mamães em Macaé. Um projeto que nasceu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, por iniciativa de Silvana Silveira. Para fechar a edição, trouxemos a luta pessoal de Marilene Ibrahin contra o câncer de mama, que ela está conseguindo vencer graças a ajuda de familiares para fazer os exames e o tratamento em tempo hábil para se curar. Marilene quer fazer da sua história, uma causa para ajudar outras mulheres sem recursos a superarem esse momento tão difícil, criando a ONG “Mulheres contra o Câncer”, e que para isso, está precisando de ajuda voluntária.
Boa leitura a todos e Feliz Dia das Mães para todas as nossas leitoras que já viveram a maternidade.
Gianini Coelho