Notícias e Variedades de Macaé
Início » Negócios » Plaza Macaé: Há 15 anos, um local de encontros e oportunidades

Plaza Macaé: Há 15 anos, um local de encontros e oportunidades

ter, 14/11/2023 - 18:41 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares

Edição 65/2023
Texto: Mariana Müller

Em fase debutante, o Plaza Macaé, administrado pela Soul Malls, completa 15 anos. Com uma área bruta locável de 25 mil metros quadrados, o primeiro grande shopping da cidade reúne, hoje, um amplo estacionamento para 1,2 mil carros, cinco salas de cinema — que sempre trazem os lançamentos aguardados, área externa de lazer e espaço para eventos, hipermercado e uma praça de alimentação com mix variado, além dos serviços de atendimento ao público infantil e beleza, que antes só eram encontrados nas grandes capitais. Tudo isso com acessibilidade para todos — sinalização adequada, rampas de acesso e elevador — e, ainda, um ponto de ônibus particular, com destino ao Rio. Uma história de sucesso que acompanha o crescimento da cidade e faz parte da vida dos moradores de Macaé e das cidades vizinhas.
A chegada do empreendimento trouxe ares de modernidade à Macaé, transformando o modo de vida e de consumo na cidade. A época ficou notada pela expansão econômica, com a evolução do mercado de Óleo e Gás, promovendo melhorias estruturais na cidade, como a construção da Linha Verde, o que proporcionou oportunidades de negócios e empreendedorismo local. É o que destaca o empresário Ronaldo Cabral Soares, proprietário das renomadas franquias no local: Constance, Hope e Puket.
Como eu atuava como engenheiro, participei da obra do estacionamento do shopping. E, hoje, tenho três lojas no Plaza e estou abrindo a quarta. Foi uma conquista para a cidade e para os moradores, porque o espaço garante segurança, tem ótimo fluxo, e me permitiu expandir meus negócios”, conta Ronaldo, que está inaugurando a primeira loja Kopenhagen com novo layout da marca na região.Há 17 anos, Rogério Aguiar também passava por uma fase de transição. Ele era representante da marca centenária Lupo, quando decidiu investir no ramo da franquia e abriu sua primeira loja, em Cabo Frio. Com o crescimento econômico da cidade, ele decidiu investir em Macaé, abrindo as portas da primeira loja da marca no shopping.Saí da condição de vendedor para dono de negócios. Não foi fácil encontrar mão de obra, e muitos consumidores reclamavam da distância, naquela época. Hoje, o shopping está bem consolidado, com uma boa administração e um ótimo fluxo”, explica o empresário que acaba de realizar um retrofit na loja, mudando o layout para a versão mais moderna da marca. Uma das curiosidades sobre a loja é que, desde a inauguração, o perfil dos consumidores fica evidente pelo produto mais vendido. “A cueca é campeã de vendas, visto que muitos clientes trabalham no mercado offshore”, explica.
A empresária Fátima Martins, proprietária da franquia Mr. Cat, também inaugurou a loja no período de abertura do shopping. Numa época de prosperidade da marca carioca, ela trouxe calçados de qualidade e conforto aos consumidores macaenses. “Estive em ótima fase de crescimento junto com a cidade, mas passamos por um período delicado durante a pandemia. Hoje, aos poucos, conseguimos recuperar e melhorar, e estamos confiantes com os novos empreendimentos que estão surgindo na cidade e no entorno do shopping”, conta.Durante a pandemia, o shopping chegou a ficar cinco meses com as portas fechadas, mas os desafios do momento foram superados. E, hoje, a unidade comemora com crescimento de vendas, 20% superiores em relação ao ano passado, e de fluxo, que aumentou em 7,5%. “O município teve o período mais longo para a reabertura, mas conseguimos promover uma repaginação das áreas interna e externa e trazer novas marcas para aumentar o mix de lojas”, conta Paulo Alexander, que está há quatro anos atuando na administração.Debutar em época de retomada do crescimento econômico também merece uma promoção a altura, por isso, a celebração é marcada pela parceria com a marca Italínea, sorteando duas cozinhas planejadas de primeira linha para os clientes. Além disso, a administração planeja uma decoração especial para o Natal deste ano, com eventos e ações diferenciadas.
A chegada de mais opções de consumo e lazer também marcou a vida dos moradores da cidade. Atualmente, o Plaza Macaé conta com 95 lojas e reúne as melhores lojas-âncora da região: Renner, C&A, Carrefour, Lojas Americanas, Kalunga e Centauro. O local se consolidou como ponto de encontro e de lazer dos moradores da região, que passaram a adotar o espaço para reunir amigos em happy hour, promover reunião de trabalho e ter momentos de lazer em família.A agenda de eventos foi ampliada após os duros anos de pandemia, apostando em comemorações esportivas e festas temáticas, como foi o caso da ‘Gold Plaza’, que contou com um mega telão, DJs e shows, do pré-carnaval, com o ‘Carnalico,’ e do evento ‘Tardezinha no Quintal’, que acontece mensalmente.
O empreendimento também atua com ações sociais, como a instalação do polo itinerante de vacinação, que ampliou o acesso da população às vacinas contra a Influenza e Covid-19, a Campanha do Agasalho e o ‘Outubro Rosa’, que alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.A pedagoga Leandra Lopes, e seus filhos, Giovana e Luiz Guilherme, relembram os momentos em que a mãe era tão presente no shopping, que chegou a ganhar a primeira promoção de Natal, no ano de inauguração. “A mensagem era algo assim ‘Shopping Plaza Macaé marca o nascimento para a nossa cidade’, emociona-se Leandra, que só ficou sabendo da conquista de vários eletrodomésticos no ano seguinte, em janeiro. “Na época, a administração do shopping fez até uma matéria no jornal e comunicou minha conquista, porque o celular e as mensagens não eram tão usuais como agora. Foi um momento muito especial para mim. Eu sempre estive presente aqui, que é um ambiente seguro e com lazer para aproveitar com meus filhos. Por exemplo, minha filha saiu sozinha, pela primeira vez, para vir ao shopping com as amigas”, conta Leandra.O novo espaço também atraiu a família do médico Márcio Schueler. Depois da chegada do empreendimento, ele passou a frequentar o local em quase todos os fins de semana. “Foi um marco para a cidade, antes só tínhamos a antiga Rua Direita, hoje, o Calçadão. Mas, com a chegada do Plaza, passamos a ter mais opções de lazer e consumo, com estacionamento e segurança. Além disso, a vinda de um cinema, com opções de salas exibindo filmes em lançamento foi uma novidade”, lembra o médico.

A jovem, de 22 anos, Milleny Mello, conhecida como a influencer anime Mih Yuuki, viu sua vida mudar depois de participar do primeiro e maior evento Geek realizado na região, no Plaza Macaé. Logo na estreia, ela foi convidada pela produção para fazer a apresentação de um ‘Quiz’— jogo de perguntas que avalia os conhecimentos do público — e fez tanto sucesso que, nas edições seguintes, foi convidada pelo shopping para se tornar a apresentadora oficial do evento. Da menina que passeava com o namorado no shopping, ela consolidou sua carreira de dubladora de games. “Eu agradeço à produção e administração do Plaza, que abriu portas para minha carreira”, resume a macaense. Sua personagem (Cosplay) da Sakura Haruno, destaque da série de mangá Naruto, é atração para jovens e adultos que circulam pelo shopping.

PLAZA MACAÉ
Av. Aluizio da Silva Gomes, 800 - Glória - Macaé/RJ
Tel: 22 2141-8200
@shoppingplazamacae

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
13 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora