Notícias e Variedades de Macaé
Início » Negócios » Cidade » Macaé App registra mais de 7 mil visualizações em três meses

Macaé App registra mais de 7 mil visualizações em três meses

sex, 26/06/2020 - 13:23 -- Prefeitura de Macaé
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo
Reunião

Nos três primeiros meses de atuação, o Macaé App, aplicativo da Prefeitura de Macaé, registrou mais de sete mil visualizações.  Essa foi uma das questões abordadas na reunião online que avaliou o primeiro trimestre de funcionamento da ferramenta, que destaca a funcionalidade – principalmente em tempos de pandemia do coronavírus – e indicadores, em específico, do Fiscaliza Macaé e Procon online.

José Manuel Alvitos, secretário adjunto de Planejamento, ressalta a importância de se aprimorar ainda mais o serviço, que veio para aperfeiçoar a forma de se comunicar com a população, tanto nesse período de isolamento social, quanto no pós pandemia.

"Essa é uma ferramenta nova que se trata de política pública. Os governos podem mudar, mas a ferramenta já faz parte da administração da prefeitura. É importante darmos respostas a cada demanda solicitada pelos cidadãos, sem que eles precisem sair de suas casas, ou que tenha algum tipo de despesa para ir pessoalmente à prefeitura", explicou Alvitos.

Os números apresentados pelo Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Inova Macaé), responsável pelo gerenciamento da ferramenta, são referentes aos meses de março, abril e maio. Foram registradas 6.168 notificações push lidas pelos usuários, além da integração do sistema de protocolo online e Diário Oficial eletrônico no aplicativo.  Outra novidade foi a criação do Macaé Cast, para envio de notícias em formato podcast.

 

Fiscaliza Macaé e Procon

No que se refere ao Fiscaliza Macaé e Procon, foram encaminhadas 336 ocorrências. Dessas, 48% foram respondidas. Setenta e quatro por cento dessas ocorrências foram realizadas de forma anônima. Dessas demandas, 56% são no quesito saúde. Cinquenta por cento trataram de irregularidades, 41% sobre estabelecimentos irregulares e 29% sobre falta de água. Cinquenta e quatro por cento são ocorrências sobre iluminação pública danificada e 60% sobre buracos nas vias.

No quesito limpeza pública, sobre capina e roçada, foram 38%. No item Serviços Públicos, 38% dos atendimentos se referem a obras públicas. Cinquenta por cento das demandas foram sobre maus tratos de animais, 60% sobre horários de ônibus e 67% sobre imóveis abandonados. Entre os atendimentos do Procon online , 28% das demandas tratam de serviços essenciais (luz e água). E desse registro, 95% foram realizados por pessoas físicas.

Destaca-se, ainda, nesse período, 1.600 downloads do aplicativo, que, por enquanto, só pode ser baixado no Google Play. A presença do app na loja virtual dos celulares com sistema IOS ainda está sendo viabilizada pela prefeitura.

 

Inova Oficinas

Premiado com o 1° lugar no TransformaGOV, na categoria Laboratórios de Inovação em Gestão Pública (concorrendo com 26 laboratórios de várias instâncias, inclusive federal), o Inova Macaé realiza, na próxima segunda-feira (29), às 19h, o primeiro curso do Inova Oficinas, programa de capacitação em inovação com formato de experiências e vivências práticas da gestão pública.

Neste primeiro evento, será debatido o estudo de caso intitulado “Inovação na Gestão Pública: um Caso de Defesa Ambiental”.  A oficina, que terá duração de duas horas e limite de vinte vagas, será na plataforma virtual ZOOM. Caso ultrapasse o limite de vagas, uma nova edição poderá ser realizada. As inscrições podem ser feitas pelo link AQUI

Essa primeira oficina é dedicada exclusivamente para os servidores públicos (estatutários, comissionados ou contratados) da Prefeitura de Macaé, com preferência para os alunos servidores da especialização em gestão pública municipal.

 

Informação da Prefeitura de Macaé

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 10 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.