Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Cultura » Parque Atalaia de Macaé

Parque Atalaia de Macaé

qui, 16/05/2013 - 10:30 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Fotógrafo Rômulo Campos
passarinho no parque municipal atalaia

Para quem privilegia o contato com a natureza e deseja usufruir das áreas verdes em Macaé, não pode deixar de ir ao Parque Municipal Atalaia. Inaugurado em 2006, o Parque é uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e fica situado no distrito de Cachoeiros de Macaé, a 27 quilômetros do centro da cidade.

O Atalaia possui diversidade de flora e tem árvores como figueira, braúna, pau-d’alho, vinhático e jequitibá. Igualmente rica, a fauna do Parque tem espécies como cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus, gambás, etc.

Foto: Ana Chaffin

parque municipal atalaia macaeO Parque possui 235 hectares e tem atrativos para toda a família. De acordo com o biólogo e gestor do Parque, Alexandre Bezerra de Souza, o espaço de uso mais frequente é o centro de educação ambiental que possui um auditório com capacidade para 50 pessoas. Nesse local são realizados cursos, palestras e outros tipos de encontros. Há também um refeitório com geladeira e fogão disponíveis para uso dos visitantes, parquinho de madeira rústica, grande área com gramado próprio para jogar bola, brincar e fazer piquenique, estufa com mudas de árvores e centro de pesquisa de reabilitação de animais silvestres.

Os interessados em visitar o Atalaia podem fazer caminhadas ecológicas, visitar cachoeiras, saber mais sobre reabilitação de animais silvestres que atualmente vigora somente com pesquisa de insetos, conhecer a fauna e flora locais, além de aproveitar momentos de tranquilidade e contemplação da natureza. Muitas atividades realizadas no parque são acompanhadas por guias, agentes da guarda ambiental, biólogos, entre outros profissionais. As visitas às cachoeiras localizadas na região norte do Parque, por exemplo, só acontecem com o guia e a caminhada de ida dura cerca de 2 horas.

O Atalaia também realiza atividades planejadas com escolas, universidades, grupos de interesse socioambiental e comunidade em geral. O objetivo é envolver a comunidade nas ações e projetos desenvolvidos por meio de palestras, dinâmicas, laboratórios, vídeos educativos, trilhas interpretativas, e, mais recentemente, compostagem – técnica usada para controlar a decomposição de materiais orgânicos para material rico em húmus e nutrientes. As visitas dos grupos devem ser agendadas com até uma semana de antecedência pelo telefone (22) 2762-4802.

Como não há comercialização de alimentos no Parque, recomenda-se aos visitantes levarem a comida para consumo. O Atalaia é aberto ao público e funciona de terça-feira a domingo das 8h às 16h.

Programações novas no Parque Municipal Atalaia

A partir do dia 18 de maio, o Parque vai oferecer o Cine Atalaia com sessões gratuitas de cinema todos os sábados. Os filmes terão temáticas ambientais e serão exibidos sempre a partir das 14h. O acervo de filmes contemplará todas as faixas etárias. Quem quiser participar poderá agendar a ida pelos telefones do Parque ou comparecer no dia da exibição. A lotação das sessões será limitada a 50 pessoas.

Outra novidade é a VI Caminhada na natureza Circuito Parque Atalaia que está prevista para acontecer dia 2 de junho entre 8h e 17h. O percurso da caminhada é de cerca de 10 km com saída do Parque Atalaia e retorno para o mesmo ponto. A participação na caminhada ecológica é gratuita e não precisa de inscrição. Para participar, basta comparecer no Atalaia no dia e horário do evento. Todo o trajeto será realizado com acompanhamento de guias.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 7 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.