Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Cultura » ‘Mulheres Cineastas - Elena’ acontece nesta quinta-feira

‘Mulheres Cineastas - Elena’ acontece nesta quinta-feira

ter, 10/03/2020 - 12:33 -- Prefeitura de Macaé
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo Web
Filme Elena

Prosseguindo com as homenagens da Secretaria de Cultura às mulheres de Macaé e do país, nesta quinta-feira (12), às 18h, acontecerá, no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, a segunda edição do ‘Mulheres Cineastas’. O projeto, realizado a cada terça-feira de março, nesta semana será, excepcionalmente, na quinta. O filme exibido, ‘Elena’, da cineasta Petra Costa, será o tema do encontro.  Após a sessão, haverá roda de conversa sobre o filme. A entrada é franca.

cineasta Petra Costa

Petra Costa dirigiu o primeiro documentário brasileiro indicado ao Oscar, ‘Democracia em Vertigem’. Com ‘Elena’ (2012) já havia obtido reconhecimento internacional.  ‘Elena’ foi o seu primeiro longa-metragem, um documentário poético sobre a viagem de sua irmã mais velha, Elena, a Nova York, sonhando se tornar atriz de cinema e a dura realidade que encontra. Trata também sobre a ida de Petra à cidade estadunidense, 20 anos depois, em busca das memórias da irmã.

Em 2014, Elena foi lançado nos Estados Unidos e sagrou-se como o quarto filme no ranking de média de público por sala de exibição daquele país.  ‘The New York Times’ descreveu o documentário como "um sonho cinematográfico” e o ‘Hollywood Reporter’, como “espantoso e inesquecível”, entre várias outras críticas positivas. ‘Elena’ estreou no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), foi exibido no Festival de Brasília, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Semana dos Realizadores (Rio de Janeiro), entre outros. Recebeu dezenas de prêmios, entre eles, Melhor Documentário no Festival de Havana, além de ter sido o documentário mais visto no Brasil, em 2013. A projeção do filme motivou ainda debates em espaços culturais e educativos sobre suicídio e saúde mental.

‘Elena’, com duração de 1h22, não é recomendado para menores de 12 anos, desacompanhados dos responsáveis.

Mulheres Cineastas - Ainda neste mês, serão homenageadas as cineastas Suzana Amaral, com ‘A hora da Estrela’; Helena Solberg, com ‘Palavra Encantada’, e Lúcia Murat, com 'A Memória que me Contam'. As sessões são realizadas no auditório Presidente Washington Luís, que possui capacidade de até 35 pessoas. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2759-5049.

 

Informação Prefeitura de Macaé

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.