Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Cultura » Artista pinta memória arquitetônica e natural de Macaé em canecas

Artista pinta memória arquitetônica e natural de Macaé em canecas

qua, 27/07/2016 - 11:50 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Fotos: Alle Tavares
Felipe Macedo pintando canecas

Na semana em que Macaé faz 203 anos, um artista filho da terra mostra, por meio da arte popular, formas coloridas de amar e valorizar a cidade. Desde o início deste ano, o artista plástico macaense Felipe Macedo aplica várias técnicas de pintura em canecas, imprimindo no objeto diversas imagens de pontos turísticos, históricos e belezas naturais de Macaé. Tem caneca com o Peito do Pombo, o Forte Marechal Hermes, a Ilha de Sant’Anna, o Solar dos Mellos, a Sociedade Musical Nova Aurora, a Igreja de Sant’Anna, a Câmara Municipal (prédio antigo) e tantos outros locais que ajudam a contar a história da cidade.

 

prédio do corpo de bombeiros de macaéFilho de historiadora e com atuação profissional relacionada às artes em geral, Felipe teve a iniciativa de produzir esse souvenir com identidade cultural também em busca da valorização da memória da cidade. “Prédios antigos foram sendo derrubados na calada da noite. Esse foi um dos motivos que me fez criar as canecas. Eu queria chamar a atenção para aqueles prédios, para a história deles, do arquiteto que responsável pelo projeto”, diz Felipe.

 

Processo criativo

 

Para fazer a arte em caneca, Felipe realiza uma pesquisa sobre os pontos que deseja representar. Antes de pintar os prédios históricos, por exemplo, busca informações sobre quem construiu, qual foi o período da construção, estilo arquitetônico, etc. Depois da pesquisa, ele vai até o local onde está a edificação e faz uma fotografia do prédio. Cuidadosamente, Felipe escolhe como tirar a foto de forma que o ângulo retratado será o mesmo ângulo usado no desenho da caneca. A foto serve de guia para que ele crie as linhas do desenho que vai representar o objeto fotografado. Conforme explica o artista, diversas técnicas são usadas: nanquim, aquarela, tinta a óleo, tinta de parede e até canetinha hidrocor. “Às vezes em uma mesma pintura tem várias técnicas juntas”.A Litteratum é um dos pontos de venda das canecas

 

Depois de criar as linhas do desenho e pintar, Felipe transforma a imagem em arquivo digital e com uma prensa específica, a tinta do papel é transferida para a caneca a 180° C. Em cada caneca, ao lado do desenho há sempre a informações do local retratado.

 

As canecas de Felipe Macedo são vendidas em quatro lojas da cidade. Na Litteratum Livraria & Café, na Babuska, na Mimos e Amores e na Brilhatto. A caneca é vendida por R$ 25,00.

 

Endereços dos pontos de vendas da caneca

 

Litteratum Livraria & Café – Rua Euzébio de Queiroz, 275, Centro
Babuska - Rua Silva Jardim, 17, Centro
Mimos e Amores - Rua Marechal Deodoro, 249, Centro
Brilhatto – Avenida Rui Barbosa, 698, Shopping Tropical Plaza, Centro

Mais informações sobre as canecadas de Felipe Macedo podem ser obtidas diretamente com o artista pelo telefone (22) 98844-2177, pelo e-mail felipequinan@gmail.com ou pelas redes sociais dele no Facebook ou no Instagram: @felipequinan.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora