Notícias e Variedades de Macaé
Início » Esporte » Turma de rugby sonha formar clube

Turma de rugby sonha formar clube

qui, 23/05/2013 - 08:42 -- Divercidades
Categoria: 
time de rugby dos alunos do iff de macae

Alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Macaé formam equipe de rugby e sonham em criar clube de atletas profissionais do esporte na cidade. Uma equipe masculina se reúne periodicamente para aprender mais sobre o rugby e praticá-lo. Segundo Antoine Kovacs, treinador voluntário do time masculino, aproximadamente 14 jogadores comparecem regularmente aos treinos.

Os encontros acontecem duas vezes por semana. Na quarta-feira, os alunos treinam e jogam rugby no campo do IFF e, na quinta-feira são realizadas reuniões para difusão de informações técnicas, de regras do esporte e treinamento físico, em frente ao Clube da Petrobras, na Praia Campista. O treinamento na areia é importante para proporcionar aos jogadores melhor condicionamento físico, já que o esporte é muito dinâmico. A equipe começou a ser formada em novembro de 2011 por uma iniciativa dos alunos, mas, os treinos com supervisão técnica iniciaram há dois meses.

equipe de rugby do iff de macaeDe acordo com um dos integrantes do grupo, Eduardo Matos de 17 anos, o desejo da equipe é se tornar um clube de rugby com todas as categorias e conseguir patrocínio oficial. “Nós já temos o apoio da UTE Norte Fluminense que está disposta a dar o suporte ao time e queremos o apoio institucional do IFF, que tem se mostrado favorável a isso. Nossa intenção é que esse projeto envolva a cidade, que Macaé se aproxime do esporte e que as pessoas queiram praticá-lo. E, é claro, queremos representar a nossa cidade nos campeonatos”, afirma Eduardo.

Lucas Carvalho, 18 anos, também faz parte da equipe. Ele afirma ter se interessado pelo rugby por ser um esporte de contato e pelos laços de amizade que poderia formar ao entrar para o grupo. “Nós pretendemos jogar nos campeonatos e representar a escola e a cidade. A amizade que a gente forma no esporte é muito boa. Já estamos até começando a montar um time feminino”, diz Lucas.

Para Marcos Vitor Carneiro Mariz, 18 anos, divulgar informações sobre o esporte é fundamental para quebrar alguns mitos. “Muita gente tem medo de machucar porque o rugby é um esporte de contato. Mas, mesmo assim, quando a gente joga não tem briga nem clima de rivalidade. Somos todos amigos e a galera toda confraterniza depois dos jogos”, fala Marcos.

A equipe de rugby dos alunos do IFF está aberta a receber visitantes e pessoas que queiram aprender mais sobre o esporte e praticá-lo. Os interessados podem comparecer nos locais de treino nas quartas-feiras, no campo do IFF que fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 167, bairro Imboassica, próximo ao Parque de Tubos às 15h ou, às quintas-feiras, na Praia Campista em frente ao Clube da Petrobras às 18h30. A turma também mantém um canal de comunicação com os interessados por meio de página no facebook IFF Macaé Rugby

Saiba mais sobre o rugby

jogadores de rugby de macaeO Rugby é um esporte coletivo com contato físico que pode ser praticado por homens, mulheres e crianças, com características físicas diversas como pessoas altas e baixas, por exemplo. O jogo é baseado em dois princípios primários, comuns a muitos outros esportes que envolvem uma bola: o time que está com a posse da bola procura marcar pontos, e o que está sem a bola procura readquiri-la, para que possa atacar e marcar pontos. O esporte é jogado em campo de grama, areia, barro ou neve e tem como instrumento de jogo a bola oval. Há duas modalidades principais: a olímpica, o Rugby 7, onde jogam sete jogadores em cada time, e a mais tradicional Rugby XV, com 15 jogadores em cada time.

O rugby é disputado em mais de 120 países, muito popular em nações de colonização inglesa e difundido em todo o mundo. A Copa do Mundo de Rugby é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de 4 bilhões de pessoas.

No Brasil, o esporte vem crescendo e ganhando cada vez mais visibilidade e adeptos. Somente nos últimos 3 anos, a Seleção Brasileira de Rugby Masculina Adulta subiu da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB). No estado do Rio de Janeiro há três clubes de rugby: o Niterói Rugby, o Guanabara Rugby e o Rio Rugby FC.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 12 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.