Notícias e Variedades de Macaé
Início » Esporte » Surfista macaense participa de etapa do Circuito Mundial

Surfista macaense participa de etapa do Circuito Mundial

sex, 20/10/2017 - 11:46 -- Carlos Fernandes
Categoria: 
Créditos: 
Gianini Coelho
Surfista João Castanho participa de etapa do Mundial

O surfista João Castanho, atual campeão macaense e líder do ranking da categoria Open pela Associação de Surf de Macaé (ASM), vai representar a cidade no World Surf League Qualifying Series. O atleta, que participa pela primeira vez de uma competição internacional, viaja nesta sexta-feira (20) para disputa, que acontece entre 26 e 29 de outubro, na Praia da Tiririca, em Itacaré-BA. A etapa, que é válida como a 49ª do WSLQS e quarta do sul-americano de 2017 da WSL South America, terá transmissão ao vivo pelo site www.worldsurfleague.com. 

João Castanho sufa maior onda de Macaé em 2008

João, de 38 anos, é conhecido no esporte por ter surfado a maior onda de Macaé, com 12 pés (equivalente a 4 metros), registrada pelo fotógrafo de surf, Alvarenga Júnior, durante a ressaca de 2008, na Boca da Lagoa. Sua seleção para o QS de Itacaré levou em consideração, além da participação e bons resultados em competições nacionais e estaduais, seu valor como atleta. “Os competidores cariocas estão entre os melhores do Brasil no ranking. E não tem vida fácil para quem busca resultados. É um sonho para mim, então tenho que estar competindo sempre entre os melhores para estar em um nível elevado também”, afirma.

E a preparação para 2018 vai ser ainda mais intensa, já que o surfista pretende ampliar o número de etapas, participando, se possível, das cinco da America Latina da WSL.

Patrocínio

Apesar dos planos, João Castanho ainda precisa superar a falta de patrocínio para seguir competindo. “O diferencial para conseguir parcerias é a criatividade. Para levantar verbas, dou retorno aos apoiadores em aulas de surf, natação no mar, personal trainer, treinamentos funcionais, palestras motivacionais, entre outras atividades”, fala. Atualmente, ele conta com a parceria da Central de Aços, da Sorrié – Clínica de Saúde e Estética e da Up Macaé Auto Center.

João também promove ações solidárias, como a venda de rifas para conseguir as verbas. “Sou atleta porque amo o surf, mesmo sem patrocínio para seguir competindo. Muitos acreditam e colaboram”, afirma. 

João Castanho é o atual campeão macaense de Surf

Festival

As baterias do World Surf League Qualifying fazem parte do Itacaré Surf Sound Festival, que, além da competição que reunirá surfistas de vários países, também terá shows e atividades educativas de conscientização para a preservação ambiental, causa também defendida por João Castanho. “O surf é um esporte praticado na natureza, então a preservação do meio ambiente é fundamental. Por isso apoio movimentos, como o SOS Pecado para a preservação da área urbana de restinga. Mas também prezo muito por questões básicas de educação, como cada um recolher o lixo que produz quando vai à praia”, finalizou.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
14 + 5 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.