Notícias e Variedades de Macaé
Início » Esporte » CFE Macaé muito mais que uma escola de futebol

CFE Macaé muito mais que uma escola de futebol

seg, 13/03/2023 - 12:36 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares e arquivo

Edição 62/2022
Texto: Tathiana Campolina

No país do futebol, o sonho de muitas crianças é ser o camisa 10 de um grande clube. Em Macaé, esse sonho pode se tornar realidade, pois a escola de futebol CFE é especializada em formar atletas.Localizado na Granja dos Cavaleiros, o CFE (Clayton Futebol Escola) possui cerca de 400 alunos, a partir de 4 anos de idade. “Nas turmas regulares, atendemos atletas de até 15 anos. As turmas para maiores de 15 anos são voltadas para atletas de alto rendimento e para os que desejam fazer o intercâmbio esportivo”, explica a proprietária Catarina Franco.O proprietário e treinador, Clayton Moraes, possui todas as licenças da CBF, além de ser graduado em Educação Física e pós-graduado em Futebol. Em 2022, Clayton conquistou o título inédito de campeão Carioca da Série B1, com a categoria Sub-20, pelo clube Serra Macaense.
Dr. Gustavo Daflon, pai de Hugo, diz que o filho sempre gostou de futebol e que fez a matrícula no CFE este ano, por achar que a escola tem uma boa estrutura, é conceituada e onde alguns amigos do filho já treinavam. “Gostamos muito do trabalho que eles desenvolvem. As aulas são técnicas e divertidas e os professores são ótimos”, frisa.Atletas desde crianças na escola de futebol, Lucas Maia e Raul de Rezende destacam a importância do CFE na evolução profissional. Ambos foram campeões cariocas sub-20 com Clayton este ano, e pretendem seguir com a carreira profissional. “A escola foi fundamental na minha evolução como atleta e como cidadão. Os profissionais qualificados mantêm um alto nível na construção técnica, desde os atletas mais novos até os mais velhos”, afirma Raul.
Lucas cresceu junto com a escola e levantou o primeiro troféu de campeão do CFE há quase dez anos. “O CFE sempre proporcionou um treinamento que ensina a base de como jogar futebol, mesmo nas idades menores. O ambiente da escola sempre foi de muita amizade, o que sempre ajudou muito”, diz Lucas.Hoje no Botafogo, Júlia Nascimento foi aluna da CFE dos 9 aos 16 anos. “Sempre tive vontade de jogar em um time grande. Eu ainda não tive a oportunidade de estrear em jogos oficiais, mas fui escalada para o Carioca. A maior parte dos fundamentos que eu sei hoje, aprendi no CFE. Como o professor Clayton sempre diz: é preciso acreditar no processo e ter paciência, tudo tem seu tempo”, reforça a atleta.

Intercâmbio acadêmico e esportivo
Para os alunos que sonham em estudar o Ensino Médio e fazer faculdade fora do país, o CFE tem uma parceria com a Rio Athletic: a escola é responsável pela preparação física e técnica dos atletas e a Rio Athletic faz a assessoria metodológica. “Nosso foco é oferecer um serviço personalizado. É uma experiência que vai desenvolver o conhecimento cultural e profissional de cada um”, conta Catarina.Vítor Guimarães Marins foi para os EUA em agosto e está adorando a experiência. “Está valendo muito a pena. Escolhi um projeto incrível e estou muito feliz. No momento, estou focado nos meus estudos e em dar meu melhor no futebol”, conta.
Os pais do Vítor sempre apoiaram o filho e revelam que estão muito satisfeitos com a escolha. “A princípio, o Vítor ia fazer o ensino superior fora, mas resolvemos antecipar. O CFE e a Rio Athletic sempre nos auxiliaram em todo o processo e estamos muito felizes com tudo que vivenciamos até aqui”, reforçam Mere Helen e Sérgio Ricardo Marins.

Campeonato Interno
Anualmente, o CFE faz um campeonato interno entre os alunos e, pela segunda vez, a escola fez um álbum de figurinhas dos atletas. “Nós realizamos um evento temático para envolver alunos e famílias. O álbum de figurinhas personalizadas já está na 2ª edição, surgiu na Copa do Mundo de 2018”, revela Catarina.
Gustavo Daflon conta que todos aprovaram a iniciativa. “Foi muito legal a ideia do álbum, que acompanhou a onda da Copa do Mundo. As crianças ficam ansiosas para completar e achar a sua própria carinha nos pacotinhos”, finaliza.

CFE MACAÉ
Alameda da Lagoa, 110 - Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ
Tel: 22 2765-7256 / 2299824-5764
@claytonfutebolescola

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
13 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora