Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Venda de artigos da Copa

qui, 05/06/2014 - 13:33 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Foto Portal DiverCidades
mulher comprando mercadorias da copa do mundo em macaé

A divisão entre torcedores animados e os que ainda não entraram no clima da Copa do Mundo gera reflexos no comércio de Macaé. Enquanto alguns lojistas estão vendendo razoavelmente bem os artigos e acessórios da Copa, outros reclamam da baixa procura. Falta menos de uma semana para a abertura oficial da Copa do Mundo 2014, que será no dia 11 de junho e, apenas sete dias para o Brasil jogar a primeira partida. 

No box “Sem limite”, que vende eletroeletrônicos na Rodoviária de Macaé, poucos clientes estão levando para casa os produtos alusivos à competição mundial. O ponto vende de tudo um pouco. Tem camisa, cornetas e bandeiras do Brasil. O dono do comércio, Edmilson Campelo, acha que a população está desanimada. Para essa copa, Edmilson quase não comprou novos artigos com medo de ter prejuízo. Grande parte das mercadorias que estão à venda no box dele é da sobra de outras copas. “A venda está baixa. Quem vive do comércio sempre tem esperança de dias melhores, mas eu estou com medo de ter encalhe. Numa hora dessas, nas copas passadas já estava todo mundo no clima”, afirma Edmilson. produtos da copa do mundo no camelô macaé rodoviária

A estudante universitária Cris Bastos, de 41 anos, comprou bandeirinhas para enfeitar o trailer de churrasquinho que possui, mas não está empolgada com o evento esportivo. “Estou comprando porque é necessário para atrair o meu cliente e estou olhando bastante o preço. Não estou animada porque fico indignada com a situação que o país está”, fala Cris.

Na loja “Sempre Lar variedades”, que fica no calçadão de Macaé, a situação é diferente. Os consumidores estão mais dispostos a gastar. O gerente do estabelecimento, Gilberto Crespo Cordeiro, afirma que o movimento aumentou cerca de 25% em função dos acessórios da Copa. “A procura está boa, mas minha expectativa é que melhore ainda mais. Como a Copa vai ser no Brasil, a gente esperava um pouco mais. Estou sentindo que todo mundo vai deixar pra comprar os produtos de última hora”, diz Gilberto.

A atendente Daiana Alves, de 26 anos, já está no clima da competição. “Estou levando um enfeite de teto que vou colocar na área onde eu e minha família vamos assistir aos jogos. Vai ter churrasco e vamos reunir todo mundo. Vai ser uma festa e eu estou super animada, afinal de contas é Copa do Mundo e ainda por cima no Brasil.” A diarista Jocileia Nogueira Peçanha, de 43 anos, levou pra casa uma corneta com as cores verde e amarelo. “A buzinha é para o meu filho Davi. Já comprei uma camisa do Brasil também e faço isso só para agradar as crianças, eles gostam disso.”

corneta da copa

A Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) não tem dados sobre como está o desempenho da comercialização de mercadorias da Copa do Mundo, na cidade. Em muitos municípios do país, comerciantes tem reclamado de que a venda dos produtos está abaixo da expectativa. Há um clima de receio por conta das manifestações e da insatisfação popular com a prestação dos serviços públicos.

O presidente da ACIM, Aristóteles Cliton da Silva Santos, crê que na próxima semana os consumidores devem comprar mais itens da Copa pela proximidade com o início da competição. “Acredito que mesmo diante da crise, com a situação da Petrobras, o município (governo municipal) comprando pouco e a greve dos vigilantes que tem afetado muito o comércio lojista, teremos uma resposta muito positiva na semana que vem. Estou muito otimista. Acho que a hora em que a bola rolar, isso vai mexer com a população e os nossos produtos serão vendidos”, diz Aristóteles Cliton.
Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
16 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora