Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Ceia de natal mais leve

qui, 19/12/2013 - 14:00 -- Leila Pinho
Categoria: 
bacalhau feito com alho poró

Chega a véspera do natal e os excessos gastronômicos são praticados, muitas vezes, sem a menor culpa. As mesas fartas com as comidas típicas, as bebidas e os quitutes convidam para o consumo em grandes quantidades. Os alimentos preparados costumam ser suculentos, mas, também muito gordurosos.

Segundo a nutricionista funcional que atua em Macaé, Sílvia Coelho, a tradicional ceia de natal brasileira é uma refeição de altíssimo valor calórico. “Muitas vezes, a necessidade calórica que um ser humano tem durante o período de um dia é suprida de uma só vez na ceia de natal”, diz Sílvia.

Quem não abre mão de aproveitar os prazeres dessa típica refeição e preza por uma alimentação balanceada, pode criar uma ceia de natal mais leve e saudável. A tarefa não é difícil. A nutricionista dá algumas dicas de como fazer uma ceia mais leve e aproveitar sem exageros.

  • Contrabalance os alimentos que você coloca no prato, fazendo escolhas sensatas. Escolha apenas um tipo de carboidrato. Arroz ou maionese, por exemplo. Os dois, não. Um bom exemplo de composição é arroz, farofa, salada e o prato principal que em algumas casas é o bacalhau, já em outras é o tender ou o chester, etc.
  • No preparo dos alimentos da ceia procure usar menos gordura (manteiga, óleo, etc.) e menor quantidade de sal e temperos industrializados. Recorra às ervas e alimentos naturais para utilizar como tempero dos pratos, como alecrim, alho, alho-poró, pimenta do reino, manjericão, manjerona, sálvia, orégano, cebola, limão, pimentão, entre outros.
  • Faça algumas substituições co molhos de frutas para reduzir o teor calórico dos pratos principais. Por exemplo, o pernil assado que leva bacon por cima pode ser trocado por um molho de abacaxi. O chester pode ser feito com molho de laranja e batatas assadas com alecrim.
  • As oleaginosas como castanha do Pará, castanha de caju e nozes devem ser degustadas com moderação. Embora esse grupo de alimentos ofereça muitos benefícios à saúde, tem alto valor calórico. A dica é comer um pouquinho e assim que sentir saciedade, parar.
  • Prefira beber vinho em vez de cerveja. Geralmente, as pessoas tendem a beber quantidades maiores quando tomam cerveja. Uma taça de vinho é suficiente e a dica é intercalar a ingestão do vinho com meia taça de água para dar mais saciedade e evitar a embriaguez.
  • Nas sobremesas, a dica também é trocar ingredientes para a receita ficar mais leve. Os leites vegetais como de arroz ou de quinoa são bons substitutos do leite integral.

Para a nutricionista, a simples atitude de prestar mais atenção no que é ingerido pode ajudar muito a conter os excessos. Pelo clima de descontração e confraternização com os amigos e familiares, as pessoas tendem a comer conversando, ou fazendo outra atividade paralela. O ideal é ficar atento também aos sinais de saciedade que o organismo dá. Quando o estômago sinaliza que está satisfeito é porque já é hora de parar de comer.

Aproveitar as delícias da ceia é normal, mas, esse prazer pode muito bem ser conjugado com a moderação. “O Natal costuma ser o dia do eu posso. Tudo posso. Mas, nem tudo me convém. Posso comer rabanada, mas não preciso repetir 10 vezes”, alerta Sílvia.

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
11 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora