Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Expedição Machu Picchu

seg, 30/09/2013 - 09:32 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Foto Portal Divercidades
Leonardo Ribeiro do Vale com sua moto pronto para fazer a Expedição Machu Picchu

O desejo de vencer limites e o fascínio por viajar vai levar o engenheiro de produção que mora em Macaé, Leonardo Ribeiro do Vale, a percorrer cerca de 13 mil km de moto por meio da Expedição Machu Picchu. Leonardo vai pilotar por 24 dias, passar por estradas de oito estados brasileiros e outros quatro países e conhecer localidades com características ambientais e culturais diversas.

Ele sai dia 4 de outubro de Macaé para encontrar com seu companheiro de viagem, Paulo Cesar Palhano, em João Monlevade (MG). “Essa viagem significa pra mim a quebra de mais um limite. Eu nunca tive moto e, imagina como é para alguém que nunca teve moto fazer uma viagem de tantos mil quilômetros? Eu acredito que consigo ir mais além do que eu supunha que podia. E ao mesmo tempo, tudo é muito consistente porque eu me preparei muito para a Expedição”, fala Leonardo.

Reprodução Google Maps

rota da expedição machu picchuPela rota da Expedição Machu Picchu (mapa ao lado), os aventureiros percorrerão os seguintes lugares nesta ordem: João Monlevade (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), divisa entre Paraguai e Argentina, norte da Argentina, Cordilheira dos Andes (Chile) e litoral norte do Chile, Puno, Cusco e Machu Picchu (Peru), Acre, Rondônia, Mato Grosso e Brasília, cidade onde Leonardo e Paulo se separam. De Brasília, Paulo segue para Fortaleza e, Leonardo, para Macaé.

Preparação para a Expedição Machu Picchu

Fazer uma viagem deste tipo não sai barato. Além do investimento financeiro, o viajante também precisa dedicar tempo e atenção para planejamento. Leonardo reservou aproximadamente R$ 50 mil para os preparativos e recursos como, compra de uma moto nova e de acessórios, combustível, alimentação, equipamento especial do tipo bota, capacete e jaqueta, instrumentos para manutenção da motocicleta, entre outros.

Para deixar a moto adaptada, o engenheiro colocou protetor de mão, três baús com capacidade total de 131 litros, kit básico de reparo, etc. A época do ano e o trecho a ser percorrido também foram cuidadosamente pensados pela dupla. Leonardo certificou com a Polícia Rodoviária Federal Brasileira as condições das estradas.

O preparo físico foi outro ponto importante “Há uns 6 meses eu faço exercícios para condicionamento físico. Trabalhei muito a lombar (coluna) e o abdômen em função da postura na moto. Devo ficar cerca de 8 horas por dia pilotando, então meu corpo precisa estar pronto pra isso”, relata. 

Leonardo do Vale arruma bagagem no bau da motoAté a alimentação e os cuidados com a saúde são pensados para não atrapalhar o desenvolvimento da viagem. Leonardo pretende mudar a rotina das refeições durante a Expedição. “Vou lanchar e jantar em vez de almoçar. Isso porque almoçar e pilotar não dá. Pode causar sonolência e é perigoso. Além disso, a alimentação tem que ser mais natural, com muita fruta. Não posso correr o risco de comer algo que me faça mal”, diz.

O cartão de vacinação do engenheiro está em dia. Este é um cuidado básico para quem viaja para outros países. Em um dos baús, ele também vai levar em kit de medicamentos.

Expectativas

Machu Picchu

“Penso o tempo todo na viagem. Durmo pensando nisso e acordo pensando nisso. Tenho grande expectativa com relação a Machu Picchu. Tenho expectativa de ver como eles (os Incas) faziam agricultura naquela altura e, como eles retinham a água. Por que Machu Picchu fica no alto da montanha e a água natural só escoa. Eles tinham u desenvolvimento tecnológico muito grande”, Conta Leonardo. Outro destino que instiga o engenheiro é o Deserto do Atacama, no norte do Chile. “Sou curioso para ver como é essa região tão seca e fria. Com é o lugar onde não tem água e planta”, diz.

Registros da Expedição Machu Picchu

Durante os 24 dias da Expedição Machu Picchu, Leonardo e Paulo irão fazer registros fotográficos, de vídeo e relatos sobre a viagem. A cada semana, o Portal Divercidades vai divulgar as fotos feitas por Leonardo com registros dos locais por onde ele passou e paisagens da Expedição. As foografias serão divulgadas na seção Pessoas & Negócios.

Para realizar a Expedição Machu Picchu, Leonardo recebeu apoio das empresas ConVidAtiva, Pacific Catering & Supply e Iceberg Refrigeração Naval.
 

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
11 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.