Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

APAE Macaé

seg, 28/11/2022 - 14:05 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo

Edição 61/2022
Texto: Mariana Müller

Sem perceber, reproduzimos falas e atitudes corriqueiras que ofendem pessoas com deficiência. Fulano ‘deu uma de João sem braço’, se referindo a alguém que tentou tirar vantagem, ou ainda que ‘está cego’, por não aceitar uma opinião, são exemplos de capacitismo. Este comportamento social é tema da campanha promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Macaé, que ganhou as ruas da cidade e o apoio de empresários e lojistas para ampliar a visibilidade com um desfile de moda no Plaza Shopping, marcando a ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022’. O evento reuniu as marcas AD Life Style, Nega Filó, Total Kids e Total Surf.A luta pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade ainda é um desafio que precisa do engajamento de todos”, reforça a presidente da Apae Macaé, Natali Giovanna. O espaço fica na Dr. Francisco Portela, 687, no Centro e atende, atualmente, 150 crianças e adultos, oferecendo atividades psicopedagógicas e todo suporte para a integração da pessoa com deficiência em novos ambientes como, por exemplo, a conquista do primeiro emprego. É o caso de Alissom Bezerra, de 28 anos, que, recentemente, foi contratado como estoquista em uma grande empresa de atacado no município. “Estou muito feliz, porque, agora, poderei juntar dinheiro para comprar um par de alianças e noivar com a Vitória”, revela o jovem emocionado, ao lado da mãe Severina.Para a coordenadora pedagógica Lúcia Thomaz, a busca pela independência e autonomia é fundamental para garantir a presença da pessoa com deficiência em outros espaços da sociedade. “Atuamos com terapia ocupacional, psicologia, serviço social e recreação, com aulas de capoeira e dança. E, recentemente, fomos contemplados com um projeto nacional e passaremos a ter profissionais da área de saúde”, conta.
Segundo a coordenadora técnica, Iza Gabriella Silva Santana, para que mais pessoas possam ser assistidas, todos podem contribuir. “É possível realizar doações por meio da conta de luz, no valor mínimo de R$ 7 — basta fornecer o número do cliente, ou via PIX, para o CNPJ 06.946.217/0001-75”.

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
9 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora