Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Dudu Cancela um gigante do jiu-Jitsu

seg, 07/11/2022 - 19:27 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo

Edição 61/2022
Texto: Thatiana Campolina

Guardem esse nome: Eduardo Cancela. Ou melhor, Dudu Cancela. Com 13 anos de idade, o jovem de Macaé já ganhou títulos de dar inveja a muitos adultos. Atleta de Jiu-jitsu, Dudu já venceu os principais campeonatos da sua categoria: É tetracampeão sul-americano, tricampeão mundial – Pan Kids IBJJF (2019, 2020 e 2022) e vice-campeão mundial (2021), além de campeão americano, em 2022 (American National IBJJF).Dudu começou a praticar Jiu-jitsu com cinco anos de idade. Seus pais, Everaldo e Felícia Cancela, queriam que ele fizesse alguma arte marcial e resolveram matriculá-lo no Jiu-jitsu. Logo que iniciou as atividades, o pequeno começou a surpreender com seu desempenho e, com seis anos, foi campeão estadual do Rio de Janeiro. De lá pra cá, a coleção de vitórias só aumentou e hoje é o orgulho da família.Atualmente, Dudu estuda na parte da manhã no Castelo e treina, aproximadamente, 20 horas por semana em Macaé. Quando vai para os campeonatos nos Estados Unidos, ele faz a sua preparação na academia Atos Jiu-Jitsu, em San Diego. Dudu já tem planos para o futuro: “Meu objetivo é seguir no esporte e com 16 anos eu pretendo ir treinar nos Estados Unidos. Quero evoluir”, destaca. Ele lista alguns atletas que admira: “André Galvão, Bia Mesquita, Irmãos Mendes, Jonnatas Gracie e Kaynan DuarteOs pais de Dudu o apoiam e, sempre que possível, estão junto do jovem. “Se ele quer ser campeão, tem que frequentar a melhor academia. A gente percebe que a Atos tem muitos campeões mundiais. Com 16 anos, a gente acha que ele consegue o visto de atleta para treinar nos Estados Unidos”, destaca Everaldo Cancela.Enquanto isso, Dudu continua em Macaé, treinando com o professor que o conhece desde os 5 anos, Cesar Maillet, e recebe o apoio de todos da academia. “A gente vê que ele é um exemplo e é muito gratificante o carinho que a gente recebe das outras crianças e também dos pais”, conta o pai de Dudu.”.

Dudu tem mais dois irmãos, Maria (10 anos) e Caio (5 anos), e a família, sempre que pode, o acompanha nos campeonatos. “Acaba virando um lazer para todos. Além das lutas, sempre buscamos fazer outros programas para atender a família e o fim de semana sempre é especial”, garante Everaldo.
Felícia revela um segredo que tem com o filho desde a primeira luta. “Meu maior medo é ele se machucar. Então, toda vez que ele vai para a luta, eu pergunto: Qual é a sua obrigação? E ele responde: É não me machucar. No mais, eu desejo que ele seja feliz”, frisa a mãe.

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 7 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora