Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

O Forte Marechal Hermes está aberto a visitas guiadas

seg, 15/08/2022 - 17:26 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Foto destaque Stardrone

Edição 60/2022
Texto: Renatta Viana

Um dos prédios históricos mais queridos dos macaenses e um importante patrimônio histórico nacional, riquíssimo em história, cultura, beleza arquitetônica e lendas. Assim é o Forte Marechal Hermes, que volta ao cenário turístico local como um dos lugares de destaque em memórias da cidade de Macaé, pelo seu pertencimento histórico, mas também por ser um espaço privilegiado por suas belezas naturais, com grande potencial turístico e cultural.
Um pouquinho de história
O Forte começou a ser construído no fim do século XIX, na encosta do Morro da Fortaleza, em uma colina, entre as enseadas da Imbetiba e da Concha. Nas proximidades, havia o Forte de Santo Antônio do Monte Frio, uma primitiva fortificação erguida em 1613, na Enseada das Conchas, em frente à Ilha de Santana, por ordem do Capitão-mor da Capitania de Cabo Frio, Constantino de Menelau.O capitão de artilharia e comandante do Forte, Marcelo Bicalho Lara, conta que o Forte foi a primeira razão da colonização na cidade, quando ainda era Forte de Santo Antônio do Monte Frio. No ano de 1910, foi construído o quartel destinado à 8ª Companhia Isolada de Artilharia, sendo inaugurado em 15 de abril do mesmo ano. Em 1911, denominou-se Forte Marechal Hermes e, posteriormente, em 1912, nele acantonou o 1º Batalhão de Artilharia de Posição. Era considerada uma fortificação de 2ª classe mas, por ato do governo, em 1954, foi considerado fora de serviço. Atualmente, está guarnecido pela 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Escola.O Forte está totalmente ligado à nossa colonização luso-brasileira. Fundado para combater piratas e corsários, na época, até começarmos a nos consolidar ocupando a costa e efetuando defesa contra navios que tentavam se aproximar pelo Rio Macaé. É muito importante que a população tenha conhecimento de que, aqui, existe uma história viva”, diz o comandante.
Pensando em tornar pública toda essa memória, o Forte Marechal Hermes reabriu suas portas para visitação guiada em novembro de 2021 e, assim, toda a sociedade tem a oportunidade de conhecer alguns espaços do Forte como: Portão das Armas, Busto do Marechal Emílio Luís Mallet e o Altar de Santa Bárbara, padroeira dos artilheiros.

Visitação guiada
A Visita Guiada ao Forte Marechal Hermes é gratuita e só ocorre aos finais de semana, às 9h, com autorização prévia através de agendamento pelo e-mail nonabia@outlook.com. É necessário o envio de cópia dos documentos de identificação com foto (frente e verso), endereço domiciliar e a data que se deseja realizar a visita. O agendamento deve ser realizado até sexta-feira às 10h. O passeio tem duração de 2 horas; é recomendado o uso de tênis e roupas leves, devido às irregularidades no terreno; levar protetor solar, repelente e garrafa d’água para hidratação; e em razão das medidas sanitárias e de segurança, o limite de público por visitação é de 40 pessoas.A digital influencer Scarlett da Silva Rodrigues de Barcelos é macaense e tem 26 anos. Ela conhece o Forte desde pequena quando as escolas municipais faziam passeios por lá, há muitos anos. Scarlett tem um perfil no Instagram (@scarodrigues), destinado a dicas de lugares, viagens, e principalmente de pontos turísticos de Macaé. Quando soube que o Forte tinha reaberto pra visitação, correu para agendar uma data e poder passar logo a dica para seus seguidores.A visita foi guiada o tempo todo pelos soldados, fiz o passeio no dia 21 de novembro do ano passado e foi uma experiência cultural incrível, porque tinha coisas que eu nem imaginava sobre o Forte. A visitação mostra como eram as forças armadas antigamente aqui em Macaé. Fiz uma postagem sobre todo o passeio e não sabia que iriam compartilhar tanto. Vale pontuar que, além de viver tanta história, o passeio conta com vistas incríveis do Arquipélago de Sant’Anna. Vale muito à pena!!!”, ressalta Scarlett.
Lucineia Teixeira da Silva fez o passeio em família no dia dos namorados deste ano. Acompanhada pelo marido Ronald Botelho Figueira e seus dois filhos: Igor da Silva Sabino e Lucas Teixeira de Mesquita, , eles curtiram o passeio, conheceram as particularidades do local, fizeram muitas fotos e pretendem voltar.Nós moramos em Macaé há quase 15 anos. Eu trabalho no Museu do Legislativo, na Rua da Praia, ficava admirando de longe e não imaginava tudo que existia aqui. Sempre tivemos o hábito de visitar museus das forças armadas no Rio de Janeiro e quando o Forte Marechal Hermes reabriu para visitação, não perdemos a oportunidade. Acho importante conhecer a história do lugar que a gente vive e o que mais me chamou a atenção foi o estado de conservação das peças antigas. Tinham canhões de pelo menos 400 anos lá!”, pontua.
Ronald Botelho, esposo da Lucineia, falou do sentimento em reviver seus tempos de soldado, já que serviu na juventude. “Foi um dia especial porque estamos reunidos em família conhecendo a história de Macaé, com a história do Forte. Já servi e foi bom recordar a vida de soldado”, finaliza.
Mais informações: (22) 2142-5583  ou pelo Instagram: @9biaaaae_exercito.

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 6 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora