Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

CHÁS

qui, 17/03/2022 - 09:12 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Arte web
Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes

Tem chá para tudo, não é mesmo? Eu duvido você não ter escutado de alguém que tal chá faz bem para tal coisa.  E muito provavelmente a pessoa tinha deveria ter razão. A lista de ervas, raízes, cascas e floresrepletos de fotoquímicos e compostos bioativos que trazem benefícios ao nosso corpo parece não ter fim. De uma simples dor de cabeça, a redução de colesterol, desintoxicação do fígado, para ajudar a emagrecer e até aquela infusão para ajudar a dormir melhor e por ai vai... Isso é assunto para um livro.Mas afinal, como usufruir de todas essas maravilhas que a natureza nos presenteou? Vamos começar falando que não porque é natural que pode ser ingerido de maneira livre e despreocupante. Chás podem ser medicamentos naturais, mas assim como todo medicamento, tem a sua indicação de consumo e para algumas pessoas dependendo do tipo de chá existe a contraindicação. Ou seja, não é para todo mundo.
Na minha pratica clinica faço indicação de chás com frequência apesar de ser um habito pouco comum da maioria dos brasileiros, grande parte prefere o café. Mas incluir chás quentes ou gelados na tua rotina é algo que eu tenho certeza que você não irá se arrepender.

Podendo ser feito de duas maneiras: A INFUSÃO: esquenta a água, desliga o fogo e depois coloca a erva ou a flor por uns 10 minutos ou a DECOCÇÃO: ferve a água por 10 minutos junto com a raiz ou a casca.
O melhor horário para tomar chás é durante o intervalo das refeições. Preferencialmente sendo tomado sozinho de 2 a 3 vezes por dia.

Segue abaixo uma pequena lista de indicação para alguns chás.

  • Para retenção de líquidos: Hibisco, cavalinha, chá verde e chá de dente de leão.
  • Para infecção urinaria: Equinacea, chá de alho e chá de aroeira.
  • Para TPM: Chá de amora.
  • Para sono e ansiedade: Cúrcuma,lavanda, melissa, camomila, maracujá emulungu.
  • Distensão abdominal: Erva-doce, hortelã e gengibre.

Uma boa ideia é fazer o blend dos chás, ou seja, misturar de duas a três itens para fazer a bebida. Não indico o consumo de chás com muitos compostos, como por exemplo chá 30, 40, 50 ervas... Alguns podem conter itens nocivos ao organismo.

Uma pergunta frequente: Nutri, posso fazer chá de saquinho? Até pode, porém algumas marcas populares tem o seu efeito muito pequeno. Pois a quantidade do benefício é muito reduzida. Aconselho que você compre as tuas ervas e cuide bem delas, pois ervas podem adquirir fungos.

Agora é desfrutar do poder dessa bebida milenar, utilizada por muitos povos no tratamento e prevenção de doenças.

Bom hora do chá para você!

Contatos:
IG Nutri Ludmila Candeco

Cel/Whats: 022 99906 0938

E-mail:
ludmilacandeco.nutricionista@hotmail.com

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora