Nutrição e gripe
E aí, meu amigo? Você também gripou? Se sim, você sabe que essa gripe que tá circulando e tombando todo mundo por ai parece ser diferente (e pior) que todas. Não é mesmo? Inflamação na garganta, dor de cabeça, febre, tosse, fraqueza no corpo, muco... Que coisa horrível! Esse surto de influenza não está fácil.
Mas afinal, além dos medicamentos necessários, como podemos nos alimentar para ajudar a combater isso tudo e ficar bem o quanto antes?
Não é novidade para você que o seu sistema de defesa está relacionado aos nutrientes que você consome através da alimentação. Se a sua alimentação for rica em alimentos fontes de vitaminas e minerais como frutas, verduras e legumes, melhor é a sua saúde. Porém, se sua alimentação for muito industrializada, inflamatória e pobre em nutrientes necessários para produção de células de defesa, provavelmente sua recuperação será prejudicada e seus sintomas acentuados.
Vamos começar pelo básico! Aumentar o consumo de líquidos. Água, sucos naturais e chás funcionais (vou deixar uma receita de chá no final deste texto para você). A hidratação vai ajudar a melhorar a sensação de cansaço da gripe, umidificar as vias aéreas e ajuda a expulsar o vírus.
Se a garganta estiver muito dolorida ou você estiver sem apetite, mude a consistência da dieta. Prefira dieta liquidas ou pastosa em temperatura ambiente. Lembra daquela canja de galinha que sua mãe ou sua vó fazia? Ela é ótima! Fonte de proteína, vitaminas A e E. Mas não fique sem se alimentar.
Consuma alimentos antioxidantes como: vitamina E, vitamina C , zinco , magnésio e selênio. Que podem ser encontrados no limão, laranja, morango, acerola, castanha do Pará, amêndoas, abacate, leguminosas, peixes gordurosos, suco de uva integral, vegetais verdes escuros...
Use temperos naturais; cúrcuma, orégano, gengibre, alecrim, alho, cebola e pimenta. Adicioneo uso de própolis diariamente (20 gotas) que tem ação anti-inflamatória. Uso de probióticos como iogurte natural, leite fermentado e keffir.A alimentação tem como objetivo amenizar a inflamação causada pelo vírus, de forma natural. Oferecendo os micronutrientes necessários na produção das células de defesa do organismo.
A suplementação de algumas vitaminas, como por exemplo a vitamina D, vitamina b12, zinco, também é uma estratégia interessante a ser feita. Porém, somente com orientação nutricional ou médica.
‘’Mas nutri, eu me alimento bem, tenho uma vida saudável e adoeci mesmo assim.’’ Mas isso é super possível de acontecer. Nada disso irá blindar você de qualquer tipo de contaminação por algum vírus, seja H3N2, Omicron etc. Mas não pense que então não adianta realizar nenhum tipo de cuidado. O vírus pode encontrar você na próxima esquina e te contaminar. Mas se o nosso sistema imune estiver mais fortalecido, certamente será bem melhor.
No mais meu amigo, se você gripou, use mascara, se isole e se cuide. Melhoras para você!
Beijos da Nutri.
Chá Funcional
Chá para a gripe:
Chá de alho, limão e gengibre.
2 xicaras de água.
1 limão
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de raspa de gengibre.
Modo de preparo:
Em uma xicara ou caneca macerar os dentes de alho e adicionar o sumo do limão. Aquecer a água com o gengibre. Antes do ponto de fervura, colocar a água com o gengibre na xicara ou caneca, tampar e esperar esfriar para o consumo.Aconselha-se 2 xicaras por dia.
Contatos:
Cel/Whats: 022 99906 0938
E-mail:
ludmilacandeco.nutricionista@hotmail.com