Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Luiz Bispo agita as redes sociais com fotos da década de 1990

seg, 25/01/2021 - 10:41 -- Gianini Coelho
Categoria: 
Créditos: 
Luiz Bispo
O fotógrafo Luiz Bispo em ação no seu estúdio. Na quarentena, ele comprou um scanner de negativos e começou a digitalizar seus arquivos da década de 1990.

Edição nº 54 - Dezembro 2020

Este ano foi totalmente atípico em todos os sentidos na vida de todo mundo, mas tem um sentimento que todos nós vivenciamos de alguma forma, a nostalgia. No início da pandemia, em que a maior parte das pessoas teve que ficar em quarentena, um movimento saudosista tomou conta de todos, principalmente, nas redes sociais. Quem não tirou um dia para arrumar o famoso “quartinho da bagunça”, com suas caixas e caixas, guardadas há anos, mesmo depois de várias mudanças? Nos deparamos então com fotografias e registros de toda a nossa adolescência/juventude e que nem lembrávamos mais que existiam. Uma bela surpresa compartilhada em grupos de amigos e da família.
Imagina, então, um fotógrafo com mais de 35 anos de profissão e que sempre gostou de documentar sua cidade natal e seus habitantes. Foi isso o que aconteceu com Luiz Bispo, fotógrafo macaense, que completou 60 anos em junho e que aproveitou a quarentena para rever parte do seu acervo fotográfico, ainda inédito, registrado no início da década de 1990. “Decidi digitalizar estes arquivos com um scanner de negativos que adquiri recentemente, pois já tinha perdido alguns trabalhos em uma enchente, anos atrás e não queria correr o risco de perder mais material”, relata Bispo.

Luiz começou a postar essas fotos no seu Facebook e se surpreendeu com o resultado e com tantas pessoas curtindo, compartilhando e o parabenizando pelo registro de toda uma época, vivida e curtida por quem tem, hoje, entre 40 e 60 e poucos anos. “Resolvi ‘provocar’ e ver qual seria a reação das pessoas com a publicação das fotos que fiz para documentar as atividades sociais e esportivas daquela época. Foram muitos comentários positivos e mensagens me parabenizando pelo trabalho. Pessoas que nas fotos eram pequenas e que, agora, já são pais, por exemplo”, fala o fotógrafo, que continua a publicar outros ensaios em sua rede social.
Os arquivos são variados e registram diversos momentos da sociedade macaense em vários lugares da cidade, como as Praias do Pecado e Cavaleiros, Fest-Verão, corrida de kart, motocross, capoeira, Gincana Jovem, eventos sociais, entre outros. Um detalhe particular, a maior parte das fotos foi feita em preto & branco (PB), o que agrega ainda mais nostalgia às publicações.
Quem viveu aquela época e se viu agora nessas fotos, com certeza se surpreendeu com o registro, principalmente, porque não tínhamos acesso a fotos do nosso dia a dia como hoje, onde os celulares compartilham todos os nossos passos. Eram poucos os fotógrafos na cidade que tinham equipamentos, recursos e, principalmente, a intenção de fazer essa documentação. Graças ao olhar sutil e visionário de Luiz Bispo em registrar a cidade e sua gente, hoje, 30 anos depois, nos deparamos com esses momentos que marcaram toda uma geração e nos proporcionam boas recordações, saudades e alegrias. “Ainda tenho bastante material inédito. A minha ideia é continuar postando uma vez por semana e revelar uma parte da história da cidade e suas pessoas”, pontua Bispo.Para quem ainda não viu, vale a pena conferir! Acesse o perfil de Bispo no facebook.com/luizbispo ou no Instagram: @luizbispo e, quem sabe, se descobrir em um dos seus registros históricos.

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
11 + 5 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora