Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Nutrição, Imunidade e Covid-19

qui, 16/04/2020 - 12:04 -- Ludmila Candeco
Categoria: 
Créditos: 
Arte web
Imunidade Covid 19

Infelizmente, não se fala em outra coisa, o Coronavírus é uma realidade que assusta a todos nós nesse momento.
Você também está preocupado com sua saúde e se questionando se a sua imunidade está legal o suficiente para enfrentar essa pandemia?
Como me prevenir? O que posso fazer para me proteger além do isolamento social e lavar as mãos como é recomendado pelos especialistas?
Se o assunto é saúde e imunidade, impossível não falar de nutrição e sua contribuição fundamental nesse processo. Ainda não sabemos tudo sobre o novo vírus, mas sabemos que nutrientes sempre irão favorecer a nossa saúde.
Quero deixar pontuado que não existe alimento especifico, chás, ervas medicinais, shots, etc, capaz de te proteger contra o novo coronavírus. Muito provavelmente, grande parte da população será infectada. A diferença é como seu organismo vai conseguir reagir ao vírus. Ele se propaga em uma velocidade grande e nossas defesas ainda não estão preparadas para combatê-lo de forma rápida.

Alimento que fazem mal
Mas, então, por que devo me preocupar com a minha imunidade?
Te digo: estamos vendo que boa parte das pessoas estão conseguindo se recuperar. Ou seja, tem solução. O sistema imunológico encontra com o tempo, maneiras de combater o ataque do vírus.
Logo, é importante sim, garantir que sua imunidade esteja boa para entrar em ação.
Vamos começar falando que é o momento mais oportuno para nos alimentarmos melhor. Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes. Se hidratar. Evitar o consumo de alimentos industrializados e processados, excesso de açúcar e alimentos gordurosos. Praticar atividade física e ter um sono de qualidade.

E quais seriam os nutrientes que poderíamos dar uma atenção maior?
Começando pela famosa vitamina C. Uma vitamina facilmente encontrada na maioria das frutas. Basta uma acerola por dia para atender a recomendação dessa vitamina para o seu organismo. Não precisa comprar as pastilhas efervescentes. Algumas nem são eficazes. Então, basta um mamão no desjejum, uma laranja pós-almoço e um suco de acerola com cenoura mais tarde. Você já estaria mantendo sua vitamina C ao longo do dia. Também são fontes de vitamina C:  brócolis, caju, tomate, morango, manga, kiwi, couve, pimentão e goiaba.

acerolaA vitamina D foi muito falada durante esses dias. Mas é preciso suplementar? Talvez sim, talvez não. Apenas um exame bioquímico para saber se você tem essa necessidade e altas doses de vitamina D são tóxicas ao organismo. No entanto, se expor ao sol durante 15-20 minutos por dia e consumir peixes gordos como atum, sardinha, salmão. Além da gema, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos. São medidas interessantes para não permitir que sua vitamina D diminua.
Alguns estudos apontam que, aparentemente, consumir alimentos fontes de nitrato pode aumentar sua imunidade. O nitrato se transforma em óxido nítrico, que degrada membranas de vírus e outros agentes infecciosos. As fontes são: salsinha, beterraba, espinafre, manjericão e repolho.
Também quero destacar o selênio e o zinco encontrados na castanha do Brasil e na semente de abóbora.
Mas, antes que você pense em correr para a farmácia para fazer uma suplementação, saiba que vitamina em excesso não é garantia de saúde. Pelo contrário, uma hipervitaminose pode até fazer mal.
Vale lembrar que não é o momento para iniciar uma dieta restrita, fazer redução de carboidratos ou até mesmo se arriscar a fazer um jejum. Tais práticas podem aumentar os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e diminuir seus linfócitos. Uma vez que isso aconteça é maior o risco de uma contaminação viral.
Quero finalizar dizendo para você que, no meio de tudo isso, uma coisa não é novidade. Se alimentar bem é o melhor investimento que você pode fazer para sua saúde e para sua vida.

Isso tudo vai passar, estaremos juntos em breve.
Se cuide.
Beijos da nutri.

Ludmila CandecoContatos: 

IG Nutri Ludmila Candeco

Cel/Whats: 022 99906 0938

E-mail:

ludmilacandeco.nutricionista@hotmail.com

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 16 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.