Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Museu de Macaé é um passeio pela história

ter, 28/01/2020 - 15:05 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Divulgação
museu de Macaé

As altas temperaturas do verão do brasileiro levam os turistas a preferirem as cidades praianas, especialmente durante as férias escolares. Macaé é um dos destaques do Rio de Janeiro, apresentando, nesta estação, alta taxa de ocupação de sua rede hoteleira, a segunda maior do estado. A cidade oferece aos visitantes belas praias, cachoeiras, mas também a diversificada cultura musical local, do tradicional choro, aos hits do momento. O museu da cidade, Solar dos Mellos, é uma ótima opção para quem quer conhecer mais sobre a história de Macaé e da região.

 

museu de MacaéSolar dos Mellos está localizado no Centro da cidade, na Rua Conde de Araruama, 248, e fica aberto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O museu é um chalé de fundo romântico, construído em 1891, elevado sobre porão alto.

 

Exposição - Atualmente, o museu disponibiliza ao público a mostra ‘Museus por dentro, por dentro dos Museus’, sob a curadoria de Cláudia Barreto, que apresenta detalhadamente a arquitetura do Solar e a sua história. A exposição acontece no salão principal e saleta, estendendo-se aos jardins da casa. O trabalho de preservação documental do Solar dos Mellos também foi destacado nesta mostra por meio dos documentos que deram origem à pesquisa sobre o quilombo Carukango.

 

A edificação é Obra do mestre português Manuel Ribeiro Capellão, do carpinteiro Affonso de Souza e do pintor Alfredo de Almeida. A casa foi construída a mando do coronel Bento de Araújo Pinheiro. Em 1911, o imóvel foi adquirido pelo jornalista e comerciante Cézar José de Souza Mello, filho do fundador do jornal ‘O Século’, Antônio José de Souza Mello. Com isso, o Solar passou a ter intensa movimentação cultural.

 

Em 21 de junho de 1999, por meio do Decreto 042, a Prefeitura de Macaé desapropriou o prédio, que já se apresentava em avançado estado de deterioração. A obra de restauração foi iniciada em 2003. O madeiramento do forro da área social, tipo saia-e-camisa, foi tratado e preservado em sua maioria, o da área de serviço, tipo paulista, substituído; o barroteamento de sustentação do piso foi reforçado com pilaretes de concreto; os lambrequins dos beirais foram removidos e refeitos nas mesmas dimensões e nos mesmos detalhes de acabamento.

 

museu de MacaéEm 26 de março de 2004, a prefeitura criou através da Lei 2.463, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, que completou 15 anos, em 2019. O Museu possui valioso acervo relativo à história do município e regional, com documentação oficial proveniente da Câmara, da Prefeitura, de cartórios e de arquivos eclesiásticos. Além dos documentos e dos mais de dois mil títulos disponíveis para pesquisas, os visitantes podem conhecer o acervo pessoal de Cézar Mello, entre outros municipais, em exposição permanente.

 

Projetos - Na primeira semana de fevereiro, o museu reiniciará os projetos desenvolvidos com grupos e para públicos específicos. São eles o ‘Visita Guiada’ e também o ‘Lugares de Memória’, que aproximam os visitantes da história do museu e da cidade. Estes projetos consistem em apresentação por historiador das exposições temporárias e do acervo da casa, ou até mesmo em saídas turísticas e culturais agendadas por pontos que guardam a memória de Macaé. Além destes projetos, voltarão para a agenda o ‘Quintas no Museu’ (variedades), o ‘Café Literário’ (literatura),  o ‘Curta no Museu’ (audiovisual) e ‘Arte no Museu’ (artes visuais).

 

Solar dos Mellos já é reconhecido como um espaço cultural e de convivência aberto a diferentes públicos. Em um ambiente mais dinâmico, de 2018 para 2019, o museu obteve um aumento de público de 90%, passando de 5 mil para o registro de aproximadamente  9.500 visitantes.

 

Para contato com o museu, estão disponíveis o correio eletrônico solardosmellos@macae.rj.gov.br e o telefone 2759-5049. A entrada é franca.

 
 
 
 
Informação Prefeitura de Macaé
Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
14 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.