Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Preparado fisicamente pra curtir o carnaval?

sex, 26/01/2018 - 16:13 -- Fabão
Categoria: 
Créditos: 
Fotos: Alle Tavares
treinador acompanhando aluno na academia

Acompanhar o trio elétrico, dançar, pular… O carnaval é uma prova de resistência e para curtir ao máximo é preciso se preparar e estar com o condicionamento físico em dia. Carnaval é uma atividade física de moderada a alta intensidade. É importante ter ideia do seu nível de condicionamento.

Muitos foliões são pessoas sedentárias que não possuem uma rotina regular de atividades físicas necessárias para suportar o desgaste. Sem falar nos excessos alimentares, ingestão de bebidas alcoólicas e noites em claro. A falta de preparo físico pode comprometer a saúde e gerar lesões. É importante respeitar os limites do corpo. Os abusos causam aumento da fadiga que pode levar a queda da imunidade, irritabilidade e desidratação,
sensações que não combinam com esse momento de alegria e diversão.

mulher fazendo alongamentoPara os sedentários, com baixo nível de condicionamento físico, ainda dá tempo de melhorar o nível de aptidão. Como Profissional de Saúde, vou te dar uma dica. Inicie com atividades aeróbias de baixa intensidade, como caminhada ou ciclismo, e depois parta para exercícios de força e flexibilidade.

Vale ressaltar que antes de qualquer coisa, é necessário realizar uma avaliação médica completa para checar o risco cardíaco e outras considerações importantes. Abaixo vão umas dicas importantes para curtir o Carnaval com a saúde em dia:

Treinamento Aeróbico

Se a opção for por aulas de bike ou corrida, a intensidade do treinamento deve ser de 55% a 90% da frequência cardíaca máxima (para os mais treinados). Para os menos condicionados, o ideal é ficar entre 35 e 65% da frequência cardíaca. A duração deve ser de 20 a 60 minutos de trabalho contínuo ou em sessões fracionadas de no mínimo 10 minutos (duas vezes é o mínimo). Sessões curtas, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas em alta intensidade. As sessões mais longas, com mais de 30 minutos, podem ser feitas em intensidade mais baixa. Sempre lembrando que exercícios de alta intensidade podem aumentar o risco de lesões, apesar de terem grandes benefícios fisiológicos.

Treinamento de força e flexibilidade

Para desenvolver tanto a força quanto a resistência muscular é recomendado de 8 a 12 repetições por série; 6 a 8 repetições é melhor para o desenvolvimento da força e a potência muscular. Em indivíduos acima de 50 anos ou muito sedentário é recomendável fazer de 10 a 15 repetições – auxilia na prevenção de lesões.

No caso específico do folião, os exercícios programados devem ser os mais parecidos com as atividades de movimentos executados nas coreografias ou nos passos coreografados. Eles devem ser executados em velocidade controlada, com a máxima amplitude e com uma respiração normal sem bloqueios para evitar o aumento exagerado da pressão arterial.

O ideal é iniciar o treinamento com duas sessões semanais, podendo-se chegar a cinco ou seis sessões, desde que de forma gradual e com orientação do professor. O treinamento deve incluir exercícios de musculação em aparelhos e localizados, utilizando caneleiras e outros tipos de sobrecargas. Dependendo da fantasia é possível aumentar a sobrecarga em determinadas regiões. Por exemplo: uma roupa com um peso acentuado na frente do corpo pode sobrecarregar a musculatura posterior do tronco, ocasionando dores e até mesmo a ocorrência de lesões.

Flexibilidade

A inclusão de exercícios de flexibilidade é baseada nos seus múltiplos benefícios. Aumento na amplitude articular, funcional, performance muscular e na prevenção e tratamento de lesões. Realize os alongamentos para compensar o intenso trabalho a nível muscular. Seguindo essas dicas, você poderá curtir um Carnaval saudável e com muito pique! Bom Carnaval e até a próxima!

Eu sou Fábio Carneiro, “Fabão”.  Sou personal trainer e preparador físico da equipe Hebrom MMA.

Acesse meus canais:
Facebook Fabão Treinador 
Instagram @fabaotreinador
E-mail: fabaotreinador@gmail.com

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 5 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.