Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Vamos curtir um verão saudável ?

sex, 19/01/2018 - 13:50 -- Ludmila Candeco
Categoria: 
Créditos: 
Fotos: Alle Tavares
mulher tomando água de coco na praia

Oi pessoal ! O verão chegou trazendo toda sua energia, seus dias mais quentes e o sol mais forte. Você sabe quais são os cuidados quem você tem que ter com a alimentação nessa época do ano?

Pois então, a primeira necessidade do corpo é a ÁGUA. Vamos hidratar! Não espere sentir sede para beber água porque muito provavelmente você não vai conseguir atingir a necessidade que seu corpo precisa. Cuidado principalmente com crianças e idosos.  Os idosos sentem menos sede e desidratam com facilidade. (Como faço para saber o quanto preciso de água , nutri?)

mulher se exercitando na orla dos cavaleiros em macaéPara você descobrir o quanto de líquido seu corpo precisa, é fácil meu amigo. Basta pegar seu peso e multiplicar por 35ml. (Exemplo: João pesa 85 kg. 85 kg  x 35 ml = João precisa tomar  2,975 ml ). Mas se João for ‘’ crosfiteiro’’ ou gostar de correr na orla? Ou ainda se o dia estiver muito quente, aí a coisa muda um pouco de figura e você pode multiplicar o peso por 40 ml e consumir mais líquidos.

Além da água, valem também sucos naturais, água de coco, chá gelado e algumas frutas que ajudam a hidratar, a melancia, o melão, laranja... Só cuidado com o álcool e as bebidas com cafeína porque podem gerar um efeito contrário e tirar água do organismo.

Outro cuidado importante que se deve ter é com os alimentos que a gente consome no verão. Comidas mais leves como saladas bem coloridas e carnes magras são bem-vidas. Experimente comer uma lasanha e ir andar com esse calor para você ver o que acontece. A digestão fica mais lenta e isso pode provocar uma sensação de mal estar.

Se tu é do tipo que curte um bronze, abuse dos alimentos com betacaroteno, que são os de origem vegetal principalmente com cor alaranjada e amarelada como: cenoura, damasco, manga, acerola, mamão, etc . São responsáveis pela melanina da nossa pele ajudando a proteger e criando aquela coloração mais dourada. Mas não tô falando que é para abrir mão do filtro solar. Ok?

Me responde uma coisa: — Você leva marmita para o trabalho ou tem a mania de deixar as panelas do almoço em cima do fogão e não por na geladeira? Cuidado!! Nesse calor, as bactérias se multiplicam rápido e algumas bactérias patogênicas (que causam doenças) não alteram sabor, cor ou cheiro do alimento e você ficará sujeito a uma infecção intestinal. Ninguém merece um piriri no verão, né?

Pra fechar, estudos comprovam que as pessoas são mais felizes no sol! Isso devido à nossa querida vitamina D (que tantas pessoas têm carência). Baixos índices dessa vitamina estão relacionados a problemas de depressão. Estar em contato com o sol te ajudará a produzir mais serotonina (hormônio do bom humor).

Desejo a vocês um verão lindo e com muita saúde!

Eu sou Ludmila Candeco, nutricionista
Entre em contato comigo pelo canal:
Instagram @nutriludmilacandeco

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 7 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.