Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Dicas práticas e cuidados na hora de pensar na arrumação do quarto

sex, 24/02/2017 - 16:00 -- Saulo Moreira
Categoria: 

Cama

 

Muito cuidado com o tamanho da cama. Não adianta querer o maior tamanho se seu espaço é pequeno. É melhor ter uma cama de tamanho padrão e ter espaço de circulação do que se apertar com um tamanho queen ou king. 

Outro grande problema é encostá-la na parede. POR FAVOR, cama de casal não se encosta na parede! Já a cama de solteiro, dependendo do layout proposto é possível essa opção.
Quando se utilizada a cama box deve ser levado em conta as alturas do box e do colchão, para você não ficar com uma altura total maior que 65cm. Uma dica, para diminuir a altura total é trocar o pé para um modelo mais baixo.

Tapete

Imagem: arquivo pessoal Saulo Moreira

posicionamento de tapetes no quartoPodemos usar um tapete retangular pensando sempre em passar pelo menos 50 cm para cada lado da cama ou usar uma passadeira de cada lado. Esteticamente o tapete fica mais bonito e até amplia mais o ambiente por ser um objeto único e de tamanho maior.

DICA:Já existe no mercado um tapete recortado em formato U que encaixa na cama, porém por ser um modelo especial o custo também é maior do que o tapete padrão.

Criado

 

Podemos misturar tipos e formas diferentes de criado desde que estejam num mesmo contexto. Caso opte por acabamentos amadeirados evite uma diferença grande de tonalidade entre eles.

A altura dos criados é muito importante também. Existem camas e colchões no mercado que chegam a quase 70cm de altura, e com isso, não fica legal utilizar um criado muito baixo, porque perde a proporção entre os móveis.

Cabeceira

 

Estofada, ripada, amadeirada, de ferro, enfim são muitas possibilidades, mas o que eu sempre chamo a atenção é para a PAREDE DE CABECEIRA. Caso opte por destacar essa parede, cuidado com a cor ou o papel de parede que irá utilizar. Pense que dependendo você terá que mudar todo o seu acervo de roupa de cama podendo até fazer com que tenha apenas jogos de cama lisos. Se isso não é problema, tudo bem, mas se você é aquele(a) que adora um jogo com estampa, essa escolha pode não sertão legal.
 

Guarda-roupas

 

Seria ótimo se todos os quartos tivessem um closet, mas como isso não acontece na maioria das vezes, devemos ter cuidado com a dimensão do guarda-roupas. Não adianta querer fazer armário em todos os cantos imagináveis e ter um ambiente abarrotado. Uma das coisas que acho mais grave é quando o armário praticamente engole a cama e daí você fica sem criados e ainda “dormindo com armário em cima da cabeça”.

DICA: Quando se tem pouco espaço, um armário com portas de correr é a melhor opção, mas caso precise baratear o móvel, fique com a opção de portas convencionais.

Para finalizar, caso utilize portas de espelho, posicione-as no lado em que não fique de frente com a cama, para que você possa ter distância ao se ver. Se seu armário ocupar a mesma extensão da cama, opte pelo espelho em alguma parede ou em outro canto do quarto.

Sapateira

Foto do projeto de Triplex Arquitetura

quarto lindo decorado

Quando não existe espaço dentro do guarda roupas ou caso você queira um local separado para os sapatos, o espaço abaixo da janela é um ótimo local para se criar um móvel baixo. DICA: O móvel abaixo da tv também pode ser utilizado como sapateira.
 

Recamier

 

Para ser mais claro é um banco que fica em frente à cama. Se você tem espaço no quarto acho superválido, é muito útil e fica bem bacana.
DICA: O recamier pode ser trocado por um baú.

TV

Foto: projeto da arquiteta Debora Aguiar

quarto com tons neutros

 

É ideal que ela esteja de frente e alinhada com o centro da cama. Se estiver presa na parede esconda os cabos fazendo um painel ou embutindo um tubo na parede. No quarto a TV é posicionada um pouco mais alta do que numa sala por exemplo, variando de 1.40m à 1.60m de alturado piso em relação ao centro da TV.

 

Iluminação

 

Sempre que possível é bom utilizar alguma iluminação indireta e de cor quente porque vaitrazer uma sensação de ambiente aconchegante. É muito legal para o quarto um cortineiro ou uma cabeceira iluminada.

DICA: O abajur é um item prático para dar um up na decoração do quarto.

 

 

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
9 + 5 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.