Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Jovem macaense ganha prêmio do Facebook, na Campus Party

qui, 09/02/2017 - 14:41 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Foto: Alle Tavares
joão vitor mexendo no computador

O macaense João Vítor Santos de Lima Dias, 18 anos, levou precisas 39 horas e 59 minutos para completar um desafio lançado pelo Facebook, chamado de Facebook Messenger Botathon, na 10ª edição da Campus Party, que ocorreu neste mês de janeiro e fevereiro. Ele e dois colegas, Diego Rangel e Douglas Lacerda, concorreram com 95 equipes de todo o país, venceram o desafio em 2° lugar e levaram pra casa US$ 80 mil (dólares) em investimentos (que equivale a mais de R$ 240 mil (reais)) para continuar desenvolvendo o projeto ezbot, um robô que cria mensagens automáticas para quem tem uma página de negócio no Facebook.

Foto: arquivo pessoal

vencedores do desafio botathon do facebook na campus party 10 ediçãoO Facebook já havia divulgado que lançaria um desafio no evento, embora, não tenha adiantado exatamente qual. Foi durante a Campus Party que a maior rede social do mundo comunicou ao público que o desafio era: construir um bot (robô) do Messenger para resolver um problema do mundo real na qual se use ao menos 6 recursos da plataforma Messenger. Para participar era preciso ter conhecimento em desenvolvimento, ter mais de 18 anos, viver no Brasil e estar na Campus Party. O desafio precisava ser cumprido pelas equipes em até 40 horas. “Ficamos quase 40 horas nas bancadas trabalhando a base de café e energético. A adrenalina bateu nos últimos minutos, deu um aperto no coração de receio de não conseguir completar no tempo”, fala João.

 

O projeto que levou o prêmio de 2° lugar, o ezbot, foi criado pensando em uma necessidade de administradores de páginas do Facebook, que têm um negócio. Na explicação mais sucinta de João “o ezbot é um robô que cria robô”. Mas, para ficar mais fácil de compreender o que exatamente é o ezbot, João mostra como funciona.

 

messenger do facebook ezbotÉ assim: o ezbot permite que uma página no Facebook crie determinados padrões de interação personalizada com o usuário quando ele entra em contato com a página, via Messenger, igual a um atendimento virtual. Por meio do ezbot, é possível, por exemplo, criar alguns padrões de perguntas e respostas que são frequentes entre os consumidores de determinado produto ou serviço. Assim, quando o usuário entrar em contato com a página, via Messenger, vai obter uma resposta automatizada de acordo com o que ele perguntou. Para o usuário isso é um benefício em agilidade de resposta e para o empreendedor também, porque consegue causar uma boa impressão no cliente e sanar algumas dúvidas dele de forma muito rápida. Outros dois modelos de atendimento virtual foram criados por eles, durante o desafio.

 

“Todo mundo ficou surpreso com o nosso projeto. Inclusive os engenheiros do Facebook. Eles gostaram muito dessa solução e demonstraram um interesse de talvez o Facebook fazer uma parceria com a gente”, conta João. Muito animado com a premiação e o reconhecimento, João e seus dois colegas já estão planejando os próximos passos. O ezbot deixa de ser um projeto que participou de um desafio e vira uma startup. “Acho que ainda este mês o projeto fica todo pronto. O nosso modelo de negócio vai ser liberar gratuitamente o uso do ezbot pelas páginas do Facebook e, em troca, vamos exibir propagandas da própria ferramenta no feed de notícias para que os amigos das pessoas que usarem o ezbot também conheçam o serviço. Futuramente, depois te atingir um público grande, vamos oferecer recursos pagos na plataforma", esclarece João. tela do facebook messenger com o ezbot

 

Tímido, dedicado e talentoso, João se tornou um desenvolvedor de tanto ler, pesquisar e testar. Autodidata, ele acaba de entrar pra faculdade e está cursando a menos de uma semana engenharia da computação. Seu pai, o chef Mauro Dias, conta que desde pequeno João já demonstrava uma grande capacidade de concentração e interesse autêntico pela tecnologia, além de uma curiosidade que o levava a adquirir novos conhecimentos. “Há pouco tempo, o João descobriu uma falha de segurança no site do colégio onde ele estudava. A direção da escola ficou sabendo disso e contratou ele para fazer a segurança do site. Quando eu tinha um restaurante, foi ele que desenvolveu um sistema de ponto de funcionários”, recorda o pai, Mauro.

Saiba mais sobre o ezbot acessando a página do projeto no Facebook

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 11 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora