Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Mais espaço nos ambientes pequenos

qui, 02/05/2013 - 09:19 -- Divercidades
apartamento pequeno

Os imóveis estão cada vez mais compactos e adotar estratégias para aumentar a sensação de espaço virou uma necessidade. Atualmente, o mercado oferece alternativas para quem vive em quitinete, flat, apartamento e casas pequenas.

O efeito ilusório de maior amplitude é influenciado pelos móveis, cores das paredes, materiais utilizados, entre outros. De acordo com o arquiteto e designer de interiores de Macaé, Marcelo Machado, as pessoas estão buscando mais espaço nos recintos, mas, não dispensam o conforto. O profissional afirma que procurar ajuda especializada é o ideal para conseguir compor os ambientes e ter o efeito desejado. Ele deu algumas dicas de como é possível aproveitar cada cantinho da casa e dar mais amplitude aos cômodos com:

Móveis

O morador pode recorrer às lojas de móveis planejados, comprar móveis modulados que são facilmente encontrados em grandes redes e lojas de móveis, ou contratar serviço de marcenaria. Essas opções têm em comum o objetivo de dar funcionalidade a todas as repartições dos móveis e acomodar bem os objetos.

O mercado está se adequando para atender melhor essas expectativas. “As pessoas reclamam dos ambientes em L ou U porque o canto é difícil de acessar, mas, já tem armário de canto com bandeja circular anexada à porta que facilita o uso, por exemplo. Há muitos acessórios e aramados (estruturas, geralmente, feitas de alumínio) que otimizam o uso dos espaços”, afirma o arquiteto.

Os guarda-roupas e armários com porta de correr também são boas opções. Guarda-roupa e portas de armários espelhadas dão a sensação de profundidade, por isso, servem bem para os imóveis pequenos. Os móveis também devem acompanhar a proporção do cômodo e quanto menos móvel, melhor. Então, se a sala é pequena, o sofá ideal deve ser pequeno. Também é preciso tomar cuidado com a escolha das cores da mobília. Os tons mais claros reforçam a sensação de espaço maior. Portanto, é melhor ter um sofá mais claro do que um preto ou marrom escuro. No caso de mesas de sala de jantar ou mesas de centro, uma boa dica é dar preferência àquelas que têm tampo de vidro, pois, a transparência dá mais leveza ao ambiente.

Cores

Os tons claros são sempre melhores. O morador pode usar tonalidades suaves e pastéis na parede como branco bege, caqui azul bebê, amarelo clarinho, etc.

Integração dos recintos

Prefira integrar os cômodos ao invés de dividi-los ou compartimentá-los. O ambiente fechado com uma parede dá a impressão de ser mais apertado e menor. Já a integração dos recintos dá o efeito contrário. Quando sala e cozinha são integradas e o espaço de cada ambiente fica marcado com os móveis, por exemplo, a sensação é de maior amplitude.

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 14 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.