Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

A importância da atividade física para os idosos

sex, 22/07/2016 - 09:45 -- Fernanda Grosso
Categoria: 
Créditos: 
Fotos: Alle Tavares
idosa caminhando na praia dos cavaleiros

Com o aumento da expectativa de vida, a população de idosos teve um grande crescimento nas últimas décadas. Um melhor controle das doenças infecto-contagiosas e crônico-degenerativas é possivelmente um dos fatores para termos conseguido aumentar a longevidade.

O que eu gostaria de trazer para a coluna de hoje é que não adianta termos uma maior expectativa, se não tivermos qualidade de vida, e é aí que entra o papel da atividade física como um meio de prevenção e promoção de saúde dos idosos através de seus inúmeros benefícios. idosa fazendo exercício nos cavaleiros, macaé

Vamos aos benefícios:

  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória;
  • Aumento da força muscular;
  • Aumento da resistência muscular;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Preservação da massa óssea;
  • Preservação da massa magra;
  • Melhora da utilização de glicose;
  • Melhora do perfil lipídico;
  • Alívio dos sintomas da depressão;
  • Melhora da autoestima.

A lista é realmente impressionante, além da melhora das qualidades físicas, os benefícios psicossociais são bem consideráveis, uma vez que a depressão acomete boa parte dos idosos, comprometendo intensamente sua qualidade de vida.

 

Mas, qual a atividade mais indicada? Como fazer?

 

idosa fazendo alongamentosSugiro procurar um profissional habilitado que faça uma avaliação individualizada para cada caso. Um programa de exercícios físicos bem direcionado para um idoso, deve ter como meta a melhora da capacidade física do indivíduo, diminuindo a deterioração natural do corpo. O ideal seria uma combinação de atividades aeróbias, devido aos seus efeitos no sistema cardiovascular com o treinamento de força de 2 a 4 vezes por semana, estimulando a musculatura e auxiliando na manutenção da postura e do equilíbrio.

Espero ter convencido vocês a incentivar o vovô e a vovó a entrar na academia, parque, praia ou qualquer outro ambiente onde possam se manter ativos e desenvolver suas capacidades físicas! Assim terão mais autonomia e certamente serão muito mais saudáveis. Eles já fizeram tanto por nós, é a nossa vez de fazer algo bom por eles!

Fernanda Grosso é personal trainer
Entre em contato com ela pelos canais:
Facebook da Fernanda Grosso 
Site da Fernanda Grosso 
Instagram @fegrossowelnescoach
E-mail: fe_choucair@yahoo.com.br
 

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
10 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.