Notícias e Variedades de Macaé
Início » Notícias » Cresce a demanda por serviços de limpeza doméstica em Macaé

Cresce a demanda por serviços de limpeza doméstica em Macaé

sex, 29/01/2016 - 10:57 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
diarista limpando casa de família

Empresas do ramo de limpeza doméstica estão tendo mais procura por serviços de faxina e diarista, na cidade de Macaé. Com a necessidade de fazer ajustes no orçamento familiar, em muitas casas onde antes havia uma empregada doméstica foi necessário dispensar a profissional. A alternativa para manter a casa limpa e em ordem está sendo, para muitos, a contratação da faxina, sem vínculo empregatício.

 

talita da sempre limpa conservadoraSegundo a diretora de operação da Sempre Limpa Conservadora (prestadora de serviços de limpeza e portaria para empresas e condomínios em Macaé), Talita Bastos, foi necessário criar o serviço de limpeza doméstica para atender aos pedidos que a empresa recebia dos clientes corporativos.  “Imaginava que a demanda seria grande porque as pessoas sempre perguntavam se a gente fazia limpeza doméstica. Identificamos que, hoje, tanto as pessoas quanto as empresas estão interessadas em serviços mais esporádicos para economizar”, pontua Talita.

 

Na residência do empresário Aristóteles José Riani Costa, 51 anos, e da arquiteta Sydmary Machado Riani Costa, 52, o cenário econômico foi um dos motivadores para reduzir os custos mensais do orçamento familiar. Em novembro do ano passado, o casal precisou dispensar a empregada que trabalhava há 10 anos para a família. “Quando o governo anunciou as mudanças na relação de trabalho com a empregada doméstica, nós já ficamos alertas. Depois, com essa situação econômica difícil, não teve jeito. Tivemos que dispensá-la. Hoje, nossa maior preocupação é otimizar”, fala Aristóteles.

 

Para se adaptar à realidade, o casal preferiu contratar uma empresa para usar a faxina uma vez por semana. “Mão de obra é difícil. Ter que chamar alguém para trabalhar na nossa casa que a gente não conhece é complicado e com a empresa a gente se sente mais seguro”, opina Sydmary.

 

diarista limpando cozinhaNa SOS Diaristas, de Macaé, a demanda pelo serviço aumentou cerca de 25% entre novembro de 2015 e janeiro deste ano, desde que a empresa abriu, em maio de 2015. “Eu recebo várias ligações de clientes que querem a profissional de limpeza, mas sem vínculo formal. Eles querem dividir com a empresa a responsabilidade, até porque esse tipo de mão de obra é mais complicado e fica mais fácil para o cliente cobrar da gente a qualidade do serviço”, afirma a proprietária da SOS Diaristas, Adriana Seabra. 

 

Na D’Madame Diarista e Home Care, do mesmo ramo, houve um crescimento na demanda de cerca de 40% em relação ao primeiro semestre de 2015. Conforme pontua a dona da empresa, Raquel Campos, depois da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das domésticas, tem se tornado inviável para muitas famílias manter uma empregada com carteira assinada. “Tenho relatos de clientes que tiveram que demitir devido aos custos e a outros motivos também. Por isso, muitas pessoas acabam optando por contratar uma empresa mesmo”, fala Raquel.

 

simoneA geóloga Simone Schreiner, de 54 anos, já teve empregada doméstica há muitos anos e atualmente conta com uma faxineira que limpa a casa dela uma vez por semana. “Quando você tem criança em casa é diferente, a gente precisa mais de ajuda. Mas, hoje meu filho está crescido e uma vez só por semana já basta”, diz. Para a geóloga, a principal vantagem de contratar uma empresa é não sofrer com os problemas de imprevistos. “Fica mais fácil. Não tenho que me preocupar com as ausências. Se a diarista falta, pra mim é impactante e com a empresa tenho certeza que sempre vai ter alguém porque eles mandam outra no lugar”, ressalta Simone.

 

Reclamação frequente entre quem contrata faxineiras e diaristas se refere ao uso excessivo de materiais de limpeza e também à falta de conhecimento sobre que produto usar em cada móvel ou superfície. Quando a empresa fornece o serviço, geralmente os profissionais são treinados para utilização correta. “O funcionário de limpeza profissional já conhece a diluição e manipulação certa dos produtos domésticos. E os clientes percebem isso. Na Sempre Limpa, nós somos certificados pela ISO 9001, fazemos uso racional dos produtos e a equipe usa a técnica adequada para limpar cada local. Tudo é padronizado e a a faxineira limpa de forma mais detalhada”, explica Talita Bastos. 
 

Comentários

Enviado por Angelica em
A matéria fala sobre empregada doméstica e suas váriasopções de trabalho como faxineira. A estrela da matéria (ou sim deveria ser) é a empregada doméstica e a msm encontra -se de costas...e seus clientes encarados de frente. Estamos falando de uma serviço tão antigo e tão fundamental pra nossas vidas corridas de hj e ainda sim as pessoas (disse PESSOAS) que nos prestam esse serviço Ñ são tratadas com seu devido respeito. Pq ñ mostram seus rostos?? Eles servem pra nos servir, mas ñ servem pra aparecer maquiadas e bonitas como as outras da foto! Vamos repensar meu povo.

Enviado por Divercidades em
Olá Angelica, Gostaríamos de esclarecer que o foco da matéria é o aumento da demanda por serviços de limpeza doméstica, que podemos constatar pela apuração que fizemos com empresas do ramo, de Macaé. E a matéria aborda ainda que a queda do poder de compra das famílias está fazendo com que algumas pessoas dispensem a empregada doméstica para contratar serviços esporádicos como o de faxineiras e diaristas, já que dessa forma o orçamento familiar fica menos comprometido. A foto dessa postagem retrata justamente isso. Em primeiro plano temos um casal que precisou dispensar a empregada doméstica e optou por ficar com uma diarista, para serviços esporádicos e, ao fundo, a diarista que é funcionária de uma empresa de limpeza. Agradecemos pelo seu comentário sobre a foto e também pela crítica, porque acreditamos que podemos melhorar com opiniões como a sua. Vamos considerar o comentário e nos aprimorar para levar sempre conteúdo relevante e de qualidade ao nosso público.

Enviado por Socorro em
Infelizmente as faxinas apesar de agendadas, nem todas as vezes são realizadas no dia acertado, já fiquei na mão várias vezes. Apesar de remarcar em para outro dia, vc tem que entrar em contato e reagendar. Gasta tempo e bagunça toda tua agenda.

Enviado por Tânia Gregório em
Concordo com Angélica. E sugiro que sejam divulgados os contatos dessas empresas, mesmo que seja em nota de rodapé. A matéria foi útil apenas em 50%, pois sem informar os meios de contratação das empresas, não há como o cliente confirmar a matéria. Eu mesma gostaria de entrar em contato.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 10 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora