Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Benefícios da natação infantil

Benefícios da natação infantil

qua, 10/04/2013 - 15:47 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Fotógrafa Ana Nogueira
criança fazendo natação na piscina

Estudos indicam que a natação é a única atividade que pode ser praticada sem contra-indicações, em todas as idades. Além de melhorar as funções respiratórias e fisiológicas do organismo, a atividade aumenta a coordenação motora e o tônus muscular. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que as crianças comecem nadar a partir dos 6 meses. Nessa idade, o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção. Além disso, o bebê também já estará imunizado contra algumas doenças.

Segundo a pediatra Jalnéia de Souza Ferreira, o esporte tem papel fundamental na saúde das crianças. “Obesidade, sedentarismo e estresse são alguns dos problemas que podem acometer os pequenos que praticam pouca ou nenhuma atividade física. Visando uma qualidade de vida melhor, a natação para crianças é uma excelente atividade física”, destaca. Fazer natação trabalha o sistema cardiovascular e respiratório e desenvolve habilidades psicomotoras como agilidade e velocidade. O esporte também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.

De acordo com o professor de educação física, Danilo Diniz, é inegável a importância da natação para a formação da personalidade e inteligência da criança. “Com os colegas na piscina, eles aprendem que cada um tem sua vez e todos são importantes”, destaca. “Escolhemos a natação para nosso filho por diversos motivos, pois a natação é um esporte completo, melhora a saúde e ajuda na socialização”, afirmam os pais do João Gabriel de 6 anos, Rivani e Marcelo Reid que nada há dois anos.

Vantagens da natação infantil:

  • Melhora o desenvolvimento neuromotor;
  • Fortalece a musculatura;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Ativa e dá mais mobilidade às articulações;
  • Desenvolve as noções espaciais, temporais e de ritmo;
  • Estimula um sono mais tranquilo;
  • Reforça o apetite;
  • Desenvolve a sociabilidade e a autoconfiança.

 

Comentários

Enviado por Ana Paula Matias em
Além do que foi dito acima, temos a questão da segurança de nossas crianças com o meio aquático. É questão de sobrevivência.

Enviado por deise em
eu gostaria de saber se ajuda na imunização em relação a gripe, minha filha fica gripada com frequencia.

Enviado por Gabriela em
Tenho gêmeos de 3 anos e são extremamente agitados não param um minuto, na escola tbm...será que a natação vai auxiliar para que eles se tranquilizem mais...pois estarão gastando mais energia durante o esporte.

Enviado por Andressa em
Meu filho tem otite e pretendo colocar ele na natação. Tem algum problema ou existe um protetor de ouvido para evitar da infecção atacar.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora