Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » Benefícios da atividade física na gestação

Benefícios da atividade física na gestação

sex, 17/06/2016 - 15:56 -- Fernanda Grosso
Categoria: 
Créditos: 
Divulgação
mulher grávida fazendo exercício físico no chão academia

Quando eu descobri que estava grávida, a primeira coisa que eu pensei foi: — E agora? Como vou manter minhas aulas coletivas e rotina de treinos? Eu sabia que a gestante saudável pode se exercitar, mas como? Quais são as limitações, quais os benefícios, quais os exercícios mais indicados? Enfim, se eu, profissional da área tive tantas dúvidas e insegurança, fiquei imaginando uma gestante que não vive nessa área da saúde.

Primeiramente é necessária uma avaliação médica, para que este sim recomende a prática de atividade física ou não. Existem algumas contraindicações, em casos específicos, que só o médico saberá identificar.

gestante fazendo exercício na bolaComecei uma pesquisa mais profunda a respeito dos benefícios e também dos cuidados que nós grávidas devemos ter nessa fase tão especial da nossa vida. Priorizei as fontes que considerei mais confiáveis e não resisti em dividir aqui com vocês.

O posicionamento atual do American College de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) deixa bem claro que, atividade física regular parece beneficiar a mãe e o bebê de várias formas, portanto recomenda que mulheres grávidas saudáveis não só podem, como devem, continuar a praticar as atividades que estavam em sua rotina. No meu caso foi muito natural continuar a fazer as atividades que já fazia, no primeiro trimestre me ajudou muito a me sentir mais bem disposta. Percebo que muitas grávidas ficam com muito receio de treinar nesse primeiro trimestre, por uma questão cultural mesmo, passada de mãe pra filha de que é perigoso, enfim, por esse motivo recomendo o acompanhamento profissional a fim de garantir a segurança e qualidade das atividades escolhidas. A Nicole Côrrea (de calça rosa nas fotos) é uma mamãe que já está ligada nisso. Eu acompanho a execução das atividades dela.

Encontrei um artigo super interessante na Sports Medicine Australia, que achei que seria um roteiro bem fácil pra quem ainda está um pouco insegura. Seguem as seguintes recomendações:

  • Em grávidas já ativas, manter os exercícios aeróbios em intensidade moderada durante a gravidez não ultrapassando 140 batimentos por minuto. Evitar atividades muito intensas e usar monitor cardíaco a fim de controlar a intensidade;
  • Exercitar-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos.
  • Os exercícios resistidos (atividades com pesos), também devem ser moderados, adequando as cargas ao novo objetivo;
  • Evitar as contrações isométricas máximas, tipo a prancha até a falha, por exemplo;
  • Evitar exercícios em ambientes quentes e piscinas muito aquecidas;
  • Interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitaçõese distúrbios visuais;
  • Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez. A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade que executava antes da gravidez;
  • As mulheres devem escolher atividades que apresentem pouco risco de perda de equilíbrio e de traumas como os esportes de contato por exemplo o basquete, futebol, vôlei, lutas etc. O trauma direto ao feto é raro, mas é prudente evitar esportes de contato ou com alto risco de colisão ou queda.

grávida fazendo exercício com pesoDurante o primeiro trimestre as mudanças no corpo da gestante ainda não são muito grandes, porém a fadiga e o cansaço são percebidos com bem menos tempo de atividade. Esta fase é muito importante para o desenvolvimento do feto, por isso é essencial que a alimentação esteja balanceada, bem como hidratação e descanso.

O segundo trimestre vem acompanhado das mudanças no corpo da gestante, conforme o ganho de peso vai ocorrendo é comum que o equilíbrio e a coordenação motora sejam afetados. O profissional deve adaptar os exercícios propostos conforme necessário evitando risco de quedas, forçar a região abdominal e o aumento significativo da fadiga.

Se você me acompanhou até aqui, é porque realmente está interessado sobre este assunto e deseja fazer tudo que puder para se manter saudável e consequentemente manter o seu bebê saudável. Deixei o melhor para o final, os benefícios que você pode ter, se deixar seu receio de lado e superar aquele soninho e cansaço que pode estar sentindo. Garanto que a sensação de bem-estar pós-treino vale muito a pena. Além dos benefícios abaixo que encontrei numa revisão de literatura bem completa que foi publicada no American College por Pivarnik M. James e colaboradores/2006.

Benefícios da atividade física durante a gestação

  • Parece reduzir a ocorrência de pré-eclampsia (segunda causa que mais leva as gestantes a óbito);
  • Pode contribuir para o controle do ganho de peso, evitando assim a Diabetes gestacional (que afeta 5% das gestantes);
  • Melhora a capacidade física da gestante;
  • Estudos consistentes apontam um grande benefício relacionado à imagem corporal, autoestima e bem-estar geral na gestação;
  • Parece diminuir consideravelmente a chance de desenvolver depressão pós-parto.

Espero que essa coluna motive as futuras mamães a não ficarem paradas! A melhor motivação pra mim é saber que estou fazendo o melhor pela minha saúde e também pela do meu filho. Gosto de pensar que ele se diverte na barriga enquanto estou treinando. Encontre você a sua motivação!

Fernanda Grosso é personal trainer
Entre em contato com ela pelos canais:
Facebook da Fernanda Grosso 
Site da Fernanda Grosso 
Instagram @fegrossowelnescoach
E-mail: fe_choucair@yahoo.com.br

Comentários

Enviado por Gisele Pacheco em
Amei a matéria, Fernanda! Com certeza as mamães estarão muito motivadas e mais seguras após a lerem! Você arrasou! Mil beijos!

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora