Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Toda Moda » Um guia definitivo sobre Dress Code para arrasar em festas e eventos

Um guia definitivo sobre Dress Code para arrasar em festas e eventos

qui, 08/09/2022 - 13:06 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Crédito da imagem: Canva

Olá, Maravilhosas!
Depois dessa matéria você nunca mais vai ficar na dúvida sobre o que vestir para festas e eventos!
Mas vamos começar do início, afinal, o que é o tal do DRESS CODE?
Em tradução direta seria - Código de vestimenta, que significa uma regra para se vestir para determinados eventos, ocasiões e até mesmo locais. Portanto, em linhas gerais seria regras escritas ou não que regulam formas de vestir, o que devemos ou não usar para determinadas ocasiões.
Outro ponto importante é que o dress code pode ser direto - aquele que vem explícito no convite, ou indireto que são considerados de  senso comum, aqueles que a sociedade já "sabe como deve ser".
Para nunca errar o look de um evento com dress code indireto deve-se sempre avaliar os seguintes itens:

  • Grau de formalidade do evento;
  • Local do evento;
  • Horário do evento;
  • Previsão do tempo

Qual será a sua participação? (Convidada, madrinha, etc).
Com esse conjunto de informações é possível montar um look sem medo e sabendo que estará adequada, pois são informações primordiais e que influenciam diretamente na escolha da roupa, tanto para cores como para estilo das peças.
O Dress Code direto possui nomenclaturas específicas, porém com a disseminação da informação de forma incorreta na internet, acabou-se criando novas nomenclaturas que estão gerando uma certa confusão. As oficiais são:
Traje Social ou Passeio Completo (NOITE)
Bem arrumado e mais sério, esse é o dress code mais utilizado para casamentos, jantares, coquetéis e apresentações.
Este dress code, gera muitas dúvidas, então vamos esmiuçar o traje correto:
Para mulheres o comprimento de vestido podem ser longos ou midi para ficar mais elegante, são permitidos vestidos curtos - 2 cm acima do joelho. Bordados leves, brilho nas roupas e acessórios são permitidos, assim como decotes, fendas e maquiagens mais pesadas ganham espaço.
Traje Social ou Passeio Completo (DIA)
Também conhecido como Morning Dress, é utilizado para eventos formais diurnos como casamentos, funções oficias e eventos profissionais.
Para mulheres vestidos ou saias midi, o comprimento ideal é abaixo dos joelhos, o look pode ser usado com blazers. O uso de chapéus são comuns, principalmente para casamentos. Acessórios mais discretos e elegantes. Evite saltos muito altos ou sapatos com muito brilho.
TRAJE ESPORTE FINO ou SMART CASUAL
Este é um dress code intermediário no quesito formalidade. Eventos diurnos permitem looks mais informais, porém atentem-se pois caso passe das 18h, recomendo uma dose extra de glamour. Neste dress code as calças e macacões para mulheres são permitidos, assim como looks curtos e longuetes. Sempre dê preferência para tecidos mais nobres, para mantermos a elegância. Neste traje o brilho é permitido sem exageros, portanto, prefira colocá-los nos sapato, bolsas  ou nos brincos.

Para aprender mais sobre esse assunto e diversos outros relacionados à moda, tendências e comportamento, me siga nas redes sociais pelo @evelynpinot .

Até a próxima!

Beijo,
Evely Pinot

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora