Sabe aquele bobó cremoso e que faz salivar só com o cheiro que se espalha por toda parte? Vamos fazer!!! E não tem desculpa, o preparo é simples e o mais importante é cozinhar o camarão no ponto certo. E se osso te deixa insegura, o desafio é tentar colocando em prática as dicas na receita dessa semana. Vamos lá?!
Para o bobó, precisaremos dos seguintes ingredientes:
400 g de aipim cozido e sem a fibra dura do miolo (pode cozinhar dias antes e congelar, facilita muito!)
400 ml de caldo de camarão, legumes ou frango
100 ml de leite de coco
500 g de camarão limpo, sem pele e sem cabeça (usar dois tamanhos diferentes é sempre com para enriquecer o preparo)
10 dentes de alho socado ou picado
1 cebola branca grande cortada em cubos pequenos
1 pimentão vermelho ou amarelo (ou metade de cada) cortado em cubos pequenos
5 tomates picados em cubos pequenos
1 colher de sobremesa rasa de gengibre ralado
1 pimenta de cheiro sem as sementes picasa
50 a 80 ml de azeite de dendê (opcional)
Suco de um limão para temperar os camarões
1 maço de tempero verde picado (salsa, cebolinha e/ou coentro)
Azeite e sal a gosto
Numa panela grande já aquecida, refogue o alho o suficiente para ele ficar amarelado. Atenção com o alho para ele não passar do ponto e amargar. Acrescente a cebola e refogue ate que ela transpareça. Depois coloque os pimentões e deixe-os refogando na mistura até ficarem amolecidos. Acrescente os tomates, o gengibre e a pimenta de cheiro e deixe refogando até que sequem e se transformem numa pasta.
Tempere o camarão com o limão e reserve. E vamos à primeira dica quanto ao ponto do camarão: nunca exponha o camarão ao limão por muito tempo. O acidez do limão faz com o que o camarão "cozinhe" sem a necessidade de calor. Dessa forma, tempere apenas dez ou conte minutos antes de mandar ele para a panela!
Bata o aipim cozido com o caldo de camarão e adicione à pasta de alho, cebola, pimentões e tomates. Acrescente o azeite de dendê e deixe ferventar por dez minutos, até bwue os sabores se incorporem e o creme fique homogêneo.
(Para quem deseja adiantar o preparo horas antes ou até um dia antes, basta fazer a receita até este ponto!)
Com a mistura em fervura e a chama alta, acrescente parte do tempero verde e os camarões. Como o camarão vai liberar umidade no creme, o ideal é o creme estar um pouco mais espesso que o ponto de cremosidade final desejado.
Mantenham a chama acesas após adicionar os camarões por, no máximo, cinco minutos. Desligue o fogo, acrescente o restante do tempero verde por cima, abafe e leve para servir. O calor do creme e da panela finalizarão a cocção dos camarões deixando ele no ponto perfeito: crocantes e macios, explodindo a cada mordida!
Comentar