Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Papo de Cozinha » Mão na massa!

Mão na massa!

sex, 03/04/2020 - 12:07 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Joelma Celestrini
receita de massa fresca

Fui convocada pela Divercidades para compartilhar um pouco das minhas vivências culinárias com os leitores e, para começar, escolhi uma das receitas mais democráticas e agregadoras (coisas que estamos precisando nesse momento tão turbulento, não é?!) que conheço: massa fresca!  Simples e rica ao mesmo tempo, uma boa massa, faz por quem a degusta, muito mais que saciar a fome, é quase um abraço apertado. Pode parecer complexo, mas a receita mais simples leva apenas dois ingredientes e oferece uma infinidade de possibilidades, do amado macarrão àquela deliciosa lasanha de domingo, que é a nossa escolha de hoje para o uso da massa que vamos fazer.

 

O preparo da massa fresca, para muitos profissionais, envolve técnicas que consideram desde a umidade do local, onde é feita, até a coloração desejada, bem como ferramentas como cilindros, cortadores e outras parafernalhas que dificilmente estarão disponíveis aos cozinheiros domésticos. Com a licença poética da cozinha de casa, vamos executar a receita de forma simples e possível para qualquer pessoa. “E vai dar certo?”. COM CERTEZA!

 

Para uma lasanha média, vamos precisar de 400 g de farinha e quatro ovos inteiros, sal também é bem-vindo, mas opcional. Quanto aos utensílios, serão necessários bancada (pode ser a mesa mesmo) e rolo de abrir massa (uma garrafa pesada para quem não tiver já resolve).

Na bancada, disponha a farinha e abra o meio para a inclusão dos ovos. Se desejar, adicione sal e inicie a junção dos ingredientes com a ajuda de um garfo. Quando a mistura estiver mais firme, dispense o garfo e siga misturando com as mãos, iniciando um movimento em “V”, assim que ovos e farinha estiverem agregados. Faça o movimento até que a massa esteja homogênea e macia.

 

Depois da massa pronta, envolva com plástico filme para que não resseque e deixe descansar por meia hora. Em seguida, separe em quatro ou cinco pedacos e abra um a um. Eles serão as camadas da sua lasanha e poderão ser usados inteiros ou divididos em duas ou quatro partes a serem utilizadas em cada camada.

Escolha o recheio da sua preferência e intercale camadas de molho e massa, lembrando sempre de fazer a primeira camada mais úmida para que a massa não grude no fundo do seu refratário. Para finalizar, faça a última camada com um molho mais cremoso e salpique queijo para um efeito gratinado.

Não é uma obrigatoriedade fazer o pré cozimento da massa antes da montagem. Quem optar pelo uso dela crua, inicie o cozimento no forno com o tabuleiro coberto com um papel alumínio, por exemplo, e retire a cobertura nos vinte minutos finais para que a lasanha doure. O tempo total de forno pode variar entre 50 minutos a uma hora, em temperatura média, se a massa não estiver pré cozida em água fervente. Para a massa pré cozida, aproximadamente 30/40 minutos de forno sem cobrir são suficientes.

Lasanha de massa fresca

Dicas de recheios:

  • Carne moída ou desfiada e molho vermelho de tomates;
  • Frango com ou sem queijo cremoso (cream cheese, requeijão, ricota); 
  • Espinafre com ricota amassada ou mussarela e molho branco;
  • Brócolis e couve flor ralados com ervas, molho branco e queijo parmesão;
  • Presunto e queijo com molhos branco e vermelho. 

 

Bom apetite e um bom almoço e jantar em casa!  

 

Chef Joelma CelestriniIG Joelma Celestrini

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.