Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Papo de Cozinha » Frango natalino

Frango natalino

qui, 10/12/2020 - 16:22 -- Joelma Celestrini
Categoria: 
Créditos: 
Joelma Celestrini
Da pra fazer bonito nas festas de final de ano com esse rocambole

Precisa ter peru ou outra ave inteira na veia de Natal? Não, não precisa. Nossa sugestão de receita para essa semana aqui na coluna é para desmitificar a ideia de que isso é uma condição para a ceia estar completa.

Natal tem que ter capricho. E cuidando bem (e com criatividade!) de ingredientes corriqueiros, é possível sim fazer uma ceia farta e saborosa.

Nossas proposta de assado vai dar uma cara nova a um velho conhecido do nosso dia a dia: o peito de frango. Com a ajuda de alguns poucos (e substituíveis) ingredientes deixaremos ele à altura de um banquete dos deuses!

Para a receita vamos precisar de:

   1 kg de filés finos de peito de frango limpo, sem pele ou osso

   150 g de cream cheese

   100 g de nozes

   100 g de damasco ou ameixa

   400 g de bacon fatiado

   Alho em pó e cebola desidratada a gosto

   Raspas de meia laranja

   Pimenta, sal e azeite a gosto

Comece fazendo uma mistura dos temperos. Junte o alho em pó e a cebola desidratada (aprox. uma colher de sobremesa de cada é suficiente) com as raspas de laranja e a pimenta. Acrecente sal e azeite (quem preferir pode utilizar manteiga) à gosto. Misture e reserve.

Prossiga limpando os filés. Caso desejei, pode deixá-los imersos em água com limão por pelo menos meia hora. Em seguida, disponha um plástico film sobre uma bancada ou tábua e disponha os filés. Com a ajuda de um batedor de carne, rolou de massa ou com o fundo de um copo, abra os filés deixando-os mais finos. Cubra toda a extensão do film, sem deixar buracos, formando uma manta. Tempere essa "cama" de peito de frango com a misturinha.

Em seguida, inicie o recheio do assado. Num recipiente, misture o cream cheese às nozes trituradas. Reserve. Pegue o damasco ou as ameixas, abra-os e acomode na base mais extensa da cama de frango, formando uma faixa. Sobrebonha o creme de nozes e inicie o enrolado: com a ajuda do film, comece a fazer um rolinho pelo lado com o recheio (veja o vídeo).

Após completar o "rocambole", envolva o frango com as extremidades do plástico film e junte as pontas, como se estivesse embalado um bombom e aperte para comprimir a carne e o recheio. Leve o frango embalado ao freezer por uma hora para que fique mais firme e facilite o trançado de bacon.

Enquanto o frango refrigera, estenda o bacon sobre um papel alumínio ou manteiga levemente untado (veja vídeo abaixo). Disponha o frango sem o plástico sobre ele e inicie o trançado de bacon, prendendo sempre as extremidades na parte inferior do frango.

Ao finalizar o trançado, pincele azeite, manteiga ou suco de laranja com mel em today extensão do frango. Leve para assar sem cobrir em forno pré aquecido por pelo menos meia hora no máximo (aprox. 260°C). Asse nessa mesma temperatura por de 30 a 35 minutos.

Quem desejar pode de substituir nozes e frutas por outros recheios. O cream cheese não deve ser substituído por outro tipo de queijo. É possível também substituir o recheio cremoso por farofa, linguiça defumada inteira ou legumes como cenoura, vagem e abobrinha.

Rendimento: oito porções.
Tempo de preparo: aprox. duas horas

Até a proxima!

IG Joelma Celestrini

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
7 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.