Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » Você toma café da manhã?

Você toma café da manhã?

sex, 21/10/2016 - 13:30 -- Gisele Pacheco
Categoria: 
café da manhã com frutas

Se você sempre tem uma desculpa para não realizar o desjejum, ou melhor, para não tomar o café da manhã... Então, reflita: o café da manhã é a melhor estratégia para começar bem o dia!

A ausência dessa refeição pode acarretar péssimas consequências como desatenção, falta de concentração, sudorese, náuseas, sensação de desmaio, fraqueza e alterações de humor, por exemplo.

Com o café da manhã, além de começar melhor o dia, você obtém benefícios como o aumento do consumo de vitaminas e minerais e, menor consumo de gorduras e colesterol ao longo das próximas refeições. Já a omissão dessa refeição pode influenciar negativamente o metabolismo durante o dia e aumentar as chances de escolhas por alimentos muito calóricos e pouco nutritivos.

É muito comum eu atender pacientes que, inicialmente não tem o hábito de se alimentar ao acordar. No consultório, os motivos que escuto com mais frequência para justificar não existir um bom café da manhã na rotina das pessoas, são: a busca por perda de peso, a falta de tempo e a ausência de fome ao acordar. Mas, acabaram as desculpas!

Vamos desmitificar essas questões?

  1. Não existe um horário ideal para o desjejum, isso depende da rotina de cada um. O importante é não pular as refeições e manter um intervalo médio de três horas entre elas.
  2. Se o problema é a falta de fome ao acordar, procure comer menos à noite, e passará a sentir fome pela manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.
  3. Quem pratica atividade física logo cedo precisa redobrar a atenção com o café da manhã. Pois deixar de comer antes do exercício pode causar desmaios por hipoglicemia e fadiga, além de baixo rendimento durante o treino.
  4. Não tomar o café da manhã para que o corpo queime mais calorias é a pior decisão, pois o organismo vai economizar energia como forma de defesa e, assim, o metabolismo ficará mais lento. Na verdade, um bom café da manhã ajuda na manutenção do peso ideal, pois contribui para uma alimentação saudável durante o restante do dia.

banana com aveiaEm um café da manhã balanceado devemos encontrar carboidrato, proteína, vitaminas e minerais. Boas opções são os cereais, as frutas e os laticínios pobres em gorduras. Você deve incluir ao menos um item de cada um dos seguintes grupos, variando a quantidade de acordo com cada indivíduo:

  • Frutas e verduras - Frutas e verduras frescas, além de sucos sem açúcar.
  • Cereais - Cereais, pães e torradas integrais.
  • Proteínas - Peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, pasta de soja, leite de soja, leite ou iogurte desnatado.

Veja como não é difícil! Deixo aqui algumas sugestões para iniciar seu dia:

  • Frutas picadas com iogurte natural e granola.
  • Sanduíche de pão integral, queijo branco e peito de peru, com suco de laranja.
  • Torrada integral com pasta de soja, chá e mamão papaya.
  • Iogurte desnatado e banana com farelo de aveia e mel.

Agora, sem desculpas e com essas dicas, você já pode valorizar seu café da manhã e garantir mais saúde e bem-estar!

Gisele Pacheco é nutricionista
Entre em contato com ela pelo e-mail giselenutricionista@gmail.com
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
11 + 8 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora