Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » Sou louca por doce!

Sou louca por doce!

qua, 21/02/2018 - 11:37 -- Ludmila Candeco
Categoria: 
Créditos: 
Foto: Alle Tavares
meninas na loja de produtos naturais com chocolate 70% cacau

A compulsão por doce é um problema para muitas pessoas, principalmente mulheres. Relatados pela maioria delas como um grande obstáculo para conseguir seguir uma dieta. Existem muitas razões pelas quais fazem você sentir vontade de comer doce, a todo momento. Saber identificar o motivo é o primeiro passo para a gente controlar esse problema.

Quem não gosta de um docinho, não é mesmo? A questão é, perder o controle do consumo de doce pode se tornar um vício. Vício este que pode acarretar um problema de saúde como o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e o aumento do peso.

Alguns estudos feitos com ratos já concluíram que o consumo exagerado de açúcar e carboidratos refinados (biscoitos, pão branco, etc) pode ser tão viciante como o uso de cocaína.  Quanto mais doce você come, mais você quer comer. Isso porque o doce gera prazer, libera serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. A deficiência de alguns nutrientes como, magnésio, vitamina B6, B9, B3 e o aminoácido triptofano podem provocar o aumento dessa vontade.

mulher na loja de produtos naturais escolhendo chocolate 70%O emocional também é um fator que contribui bastante. Quando você está triste, ansiosa, com TPM, teve um dia estressante, para ‘’relaxar’’ seu cérebro vai pedir o quê? DOCE! Como uma forma de recompensa.

Algo que pode ser feito é trocar a fonte de prazer, ao invés de comer doce, fazer outra atividade prazerosa para você, como praticar atividade física, passear, ouvir música ...

Outra dica básica é não leve inimigos para dentro de casa. Nada de comprar barras de chocolate, ter pote de sorvete no congelador, sempre preparar bolos, pudins... Isso só vai facilitar o acesso ao seu ‘’vício’’.

E quando bate aquela vontade louca? O que fazer? Uma alternativa é buscar receitas de doces com zero açúcar e ingredientes mais saudáveis. Assim como fez a minha paciente Andreia, que adaptou suas receitas e hoje produz doces seguindo os conceitos da dieta LowCarb(baixo carboidrato) e usando adoçantes naturais. Dessa forma, você mata sua vontade de comer doce sem ingerir uma bomba de glicose. (Se liga na receita, no final da coluna, do mousse de chocolate 70%, que a paciente Andreia faz e fica tudo de bom!)

Jmulher na loja de produtos naturaisá as amigas Renata e Juliana, se assumem viciadas em doces e com grandes dificuldades para manter esse controle. Para ajudar nesse dilema, o uso de fitoterápicos tem sido utilizado, como uso de um spray anti-doce sublingual (Sim, isso existe!).  

O que precisamos fazer é reeducar esse paladar. Quando consumimos muito doce, nossas papilas gustativas se dilatam e a vontade de comer doce só aumenta. A língua tem dificuldades em reconhecer outros sabores.

Precisamos mesmo adoçar tudo? Que tal trocar o chocolate ao leite pelo 70% cacau? Tira o açúcar desse café e do suco! Te garanto que indo por esse caminho, daqui a pouco você vai estar comendo maracujá puro e de colher sem cara feia.

A vida pode ser doce sem precisar que você coloque açúcar!

Receita de Mousse de Chocolate 70%, da Andreia

mousse de chocolate

 

ngredientes

1 lata de creme de leite sem soro (ou fresco )
4 claras em neve
200 gramas de chocolate 70% cacau em pedaços
1/2 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa Xylitol

Modo de Fazer

Derreta o chocolate em banho Maria e reserve. Depois, bata as claras em neve e adicione as 2 colheres de xylitol e a essência de baunilha mais o creme de leite. Misture delicadamente essa mistura, ao chocolate. Para decorar use raspas de chocolate e leve a geladeira por 2 horas. Após isso, é só servir e se deliciar sem culpa.

Beijos da Nutri!

Eu sou Ludmila Candeco, nutricionista
Entre em contato comigo pelo canal:
Instagram @nutriludmilacandeco
 

Agradecimento especial à loja La Quitanda, onde as fotos foram feitas. 

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
10 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.