Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » Rotina e hábitos saudáveis

Rotina e hábitos saudáveis

qui, 29/04/2021 - 17:45 -- Ludmila Candeco
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo web
Pode até ser chato, mas criar uma rotina ótimiza o seu tempo e ainda te ajuda na qualidade de vida.

Dessa vez quero conversar com vocês sobre o assunto que eu acredito ser de maior importância quando falamos de mudanças favoráveis à nossa saúde. Penso que seja o x da questão: ESTABELECER UMA ROTINA E CRIAR NOVOS HÁBITOS.

Pare por um instante e pense como são os seus dias. Que horas você acorda? Que horas vai dormi? Como é o seu almoço? O jantar? Trabalha em qual turno? Que horas pratica atividade física? Você consome bebida alcoólica? Fuma?  Afinal, quais são os seus hábitos e como é sua rotina?

Se você já foi a um nutricionista, provavelmente deve ter respondido várias perguntas semelhantes as essas. Eu te explico o porquê. Primeiramente, para conseguir te ajudar a criar novos hábitos saudáveis, o nutricionista precisa saber como é a sua vida.

(É um verdadeiro interrogatório).

Sabendo como funciona o seu dia, conseguimos fazer as mudanças necessárias. E a mudança só acontece quando eu estabeleço um comportamento contínuo. Ou seja, para ter uma mudança eu preciso criar um hábito, e para ter um novo hábito, eu preciso de uma rotina.

E para você, que acha que rotina é uma coisa ruim, mude sua ideia. Porque ela é super necessária para a gente construir algo. Tenho certeza que tudo que você conquistou de mérito na vida, foi necessário uma rotina. Até aprender ler e escrever.
Não conheço ninguém que tenha emagrecido, ou tenha ficado mais saudável fazendo um dia ou 1 semana de planejamento alimentar. Mas conheço várias pessoas que fizeram por um determinado tempo, de forma disciplinar e conseguiram atingir seus objetivos.

Qual foi o segredo de quem conseguiu? A constância!
E as vezes, essa é a grande dificuldade que observo nos atendimentos. O paciente não consegue resultados porque continua fazendo as mesmas coisas de sempre.

Vou te convidar a fazer um exercício. Pegue papel e caneta e faça uma tabela. Escreva seus horários, da hora que levanta da cama até a hora que vai dormir.  Divida com intervalos de 30 minutos de segunda à domingo. Vá preenchendo suas atividades, seu compromissos... Você vai observar que tem dia que parece faltar espaço e tem dia que parece que sobra, porque fica em branco. Analise essa tabela.

Vou lhe dizer, mudar e arrumar a sua rotina fazendo com ela seja mais saudável é algo que um nutricionista pode te ajudar. Sugerindo que você acorde ou durma mais cedo, beba mais água, coma mais fruta e tantos outros bons hábitos. Porém, colocar tudo isso em prática é contigo!

Assim, a organização ficará melhor. O comportamento muda e os objetivos são alcançados.

Para finalizar, termino com uma frase que gosto muito: “NÓS SOMOS AQUILO QUE FAZEMOS REPETIDAMENTE. EXCELÊNCIA, PORTANTO, NÃO É UM ATO MAS SIM, UM HÁBITO.” (ARISTÓTELES).

Beijos da Nutri

Contatos: 

IG Nutri Ludmila Candeco

Cel/Whats: 022 99906 0938

E-mail:

ludmilacandeco.nutricionista@hotmail.com

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
9 + 7 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.