Muitos estudos apresentam como a alimentação pode influenciar a saúde mental e bem-estar psicológico, tanto na promoção de neuroproteção quanto na prevenção de distúrbios mentais. Dentre as várias linhas de estudo, uma muito promissora que tenho dedicado o meu olhar, busca compreender as importantes funções referentes à saúde mental promovida através do eixo intestino-cérebro.
As vitaminas, minerais e ácidos graxos, são fundamentais para a saúde mental, já se sabe que alguns nutrientes estão relacionados à prevenção e controle de transtornos depressivos como ômega-3, vitamina D, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, potássio, selênio e zinco.
Além de diversos outros benefícios a saúde do nosso corpo, os nutrientes também estão relacionados com a produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que são substâncias químicas do cérebro responsáveis pela regulação do humor, emoções e bem-estar mental.
A serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade, tem como precursor o triptofano, um aminoácido que pode ser encontrado com facilidade em alimentos como cereais, leguminosas, sementes, nozes, queijo, ovos e carnes. Cerca de 90% a 95% da serotonina é produzida no intestino, o que destaca a importância da saúde intestinal para o equilíbrio emocional.A saúde microbiota intestinal é de extrema importância para manter a saúde mental, quando a barreira intestinal está comprometida e se torna permeável, toxinas podem entrar na corrente sanguínea, desencadeando respostas inflamatórias que podem afetar o cérebro. Uma alimentação rica em açúcares refinados e gorduras saturadas também podem desencadear respostas inflamatórias e pode estar ligada a um risco aumentado de transtornos mentais.
Em contrapartida estudos demonstram que o padrão alimentar mediterrâneo, anti-inflamatório e antioxidante, com dieta rica em grãos, frutas, vegetais, peixe e azeite de oliva está relacionado a melhor saúde mental e bem-estar psicológico. O que comemos impacta não somente nossa saúde física, mas também nossa saúde mental. Uma alimentação com distribuição adequada de macronutrientes, rica em vitaminas, minerais e ômega-3 pode favorecer um estado mental estável, equilibrado e positivo.
Busque entender seu corpo de forma integral, caso esteja com uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais ou disfuncionais, busque ajuda de profissionais de sua confiança. Mas se já estiver realizando algum tratamento relacionado a sua saúde mental, viva um dia após o outro e valorize as pequenas vitórias. Em ambos os casos, além do apoio médico e psicológico, compartilhe seus desconfortos com seu nutricionista para que ele possa colaborar junto com os outros profissionais.
Instagram: @nutri.veridianasass
Comentar